Pode dar bagaço de cana para porco?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O bagaço de cana de açúcar é outro alimento escolhido para economizar sem perder a qualidade da alimentação do plantel. O caldo deste alimento pode, inclusive, ser utilizado para alimentar animais que rejeitem o bagaço. Os porcos podem ser alimentados também com hortaliças e frutas variadas.

Uso do bagaço de cana na alimentação de bovinos de corte
O bagaço de cana é um alimento que deve ser utilizado exclusivamente como fonte de fibra, dado seu baixo valor nutritivo. Em animais confinados, ele pode ser utilizado como única fonte de volumoso ou substituir parte de outros volumosos nas dietas.

Seus alimentos preferidos são grama, raízes, frutas e sementes, mas podem se adaptar à dieta de acordo com a disponibilidade de alimento. Descansar também é sua praia. Eles dormem 5 horas por dia, mas podem passar até 19 horas deitados.

Benefícios da cana-de-açúcar na alimentação
Apesar de servir como matéria-prima para diversos produtos, a cana-de-açúcar pode ser ingerida pura e é benéfica para a saúde. Ela é rica em vitaminas e minerais, sendo amplamente utilizada na Ayurveda e em tratamento de doenças, como inflamação e hemorragia.

Na alimentação entram também as folhas e tronco da bananeira, que segundo Brun, têm excelente teor nutritivo e funcionam como vermífugo. "Está pronto para o abate em oito a nove meses, com 100kg de peso. Tem no máximo cinco quilos de gordura", explica o produtor.

Além das raízes, o caule e as folhas também podem ser utilizados. A mandioca é uma grande fonte de energia para alimentar os animais. Especialmente para os suínos, é uma boa alternativa nutritiva.

Contraindicações do caldo de cana
Ele é contra indicado para diabéticos, devido seu alto índice glicêmico. Além deles, pessoas sedentárias, obesas e com resistência à insulina não devem consumir a bebida.

Ração de gordura animal desidratada e triturada e sobras de carne são ótimas fontes do nutriente. Ração de óleo de soja é outra opção. Procure oferecer opções variadas. Veja qual alimento entre esses mais agrada seus porcos e faça dele a principal fonte de proteína.

A partir deste ponto, desenvolveram vários experimentos e concluíram que 2% de sal na dieta suína não causa a morte e que resíduo de queijo fresco, apesar de apresentar dosagens altas de sal, pode ser administrado aos animais.

O bagaço de cana de açúcar é outro alimento escolhido para economizar sem perder a qualidade da alimentação do plantel. O caldo deste alimento pode, inclusive, ser utilizado para alimentar animais que rejeitem o bagaço. Os porcos podem ser alimentados também com hortaliças e frutas variadas.

O teor de matéria seca (MS) do bagaço de cana foi maior quando hidrolisado por 36 horas. O valor médio da proteína bruta foi de 2,4% e não foi influenciado pelo período, pela dose de óxido de cálcio nem pela interação período × dose de óxido de cálcio.

Em conclusão, a inclusão de bagaço de cana-de-açúcar na dieta de vacas leiteiras mestiças reduz a produção de leite. No entanto, o bagaço de cana pode ser utilizado, associado a alimentos concentrados, sendo o nível de inclusão dependente do desempenho esperado.

Entre os produtos feitos com bagaço de cana, estão o papel e o papelão. O resíduo também pode ser usado na fabricação de aglomerados na indústria química. Ainda há estudos que apontam que o bagaço pode ser utilizado na fabricação de cimento para a construção civil.

“Fornecer estes resíduos para os animais pode ser uma fonte de contaminação para doenças graves, como a peste suína clássica e a febre aftosa, principalmente se forem resíduos de origem animal.

Dê de comer aos porcos uma ou duas vezes por dia.
Se isso não for possível, só dê de comer aos animais uma vez pela manhã e outra pela noite. Além de tudo, reduza o volume de alimento de forma geral.

Na unidade, os animais são criados soltos e a ração é feita a base de milho triturado, de farelos de soja e arroz e de um suplemento mineral. Um animal adulto consome 2,4 kg por dia.

Dentre essas, as mais importantes no histórico da cultura canavieira no Brasil são: carvão da cana; escaldadura das folhas; raquitismo das soqueiras; mosaico; estria vermelha; mancha parda; ferrugem marrom; podridão vermelha; podridão abacaxi e ferrugem alaranjada (CANAVIALIS, 2010).

A queima da cana-de-açúcar causa problemas tanto ambientais quanto sociais. Ela está relacionada a problemas respiratórios causados por emissão de diversos gases poluentes na atmosfera, como monóxido de nitrogênio (NO), dióxido de nitrogênio (NO2), amônia (NH3), dióxido de carbono (CO2), etc.

Você fazendeiro criador de boi, porco, saiba que o bagaço da laranja é um ótimo suprimento pro boi e porco se alimentar. Bagaço da laranja supre as vitaminas que faltam na alimentação do gado e porco.

O arroz pode ser uma alternativa para complementar ou substituir o milho na alimentação animal do ponto de vista nutricional. A conclusão é de estudos da Embrapa Suínos e Aves, com sede em Santa Catarina.