Pode dar bagaço de cana para cavalo?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

A cana é uma excelente opção como suplementação volumosa no período de seca. Além de fornecer volume, ela é a matéria prima do melaço de cana, que por sua vez veio para trazer benefícios na suplementação da ração dos equinos, entre outros animais.

Como exemplo de alimentos volumosos podemos citar:

  • Pasto (Tifton 85, Coast-cross, Florarkik, Mombaça, Aruana, Zuri, Tanzania, etc)
  • Capineiras (Cameroon, Napier, etc)
  • Feno (Tifton 85, Vaqueiro, Alfafa)
  • Pré secado (Tifton 85, Vaqueiro, Azevém)

O bagaço de laranja, segundo Antônio Ledesma, pode ser usado na forma in natura, amontoado no campo e fornecido diariamente aos animais, ou transformado em silagem.

Um exemplo é o capim conhecido como "capim-amargoso" (Andropogon spp.), que contém uma toxina chamada nitroglicósido cianogênico. Outro capim a ser evitado é o capim-colonião (Panicum maximum), que também pode causar intoxicação nos cavalos.

Uma das maneiras de fazer um cavalo ganhar peso rapidamente é aumentar o consumo de fibras. A fibra é contida no feno, que é parte integrante da dieta do cavalo. Portanto, é importante fornecer fibras suficientes, idealmente com acesso ilimitado ao feno.

Quais alimentos comem os cavalos? O sistema digestivo dos cavalos precisa de uma alta quantidade de fibra, por isso alimentam-se principalmente de erva, forragem, feno e palha. Mas na sua dieta também podem incorporar-se os cereais, as frutas e os legumes.

Fonte de minerais fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo, desenvolvimento, saúde e desempenho dos cavalos; Reposição de minerais perdidos pelo suor (principalmente sódio, potássio e cloro) e pelas fezes; Equilibrar os minerais da dieta.

O teor de matéria seca (MS) do bagaço de cana foi maior quando hidrolisado por 36 horas. O valor médio da proteína bruta foi de 2,4% e não foi influenciado pelo período, pela dose de óxido de cálcio nem pela interação período × dose de óxido de cálcio.

Entre os produtos feitos com bagaço de cana, estão o papel e o papelão. O resíduo também pode ser usado na fabricação de aglomerados na indústria química. Ainda há estudos que apontam que o bagaço pode ser utilizado na fabricação de cimento para a construção civil.

O bagaço também pode ser utilizado na produção de etanol de segunda geração, também conhecido como etanol celulósico. Nesse processo, as fibras do bagaço são quebradas em açúcares fermentáveis e transformadas em etanol. Isso aumenta a eficiência da produção de etanol a partir da cana-de-açúcar.

Exercício diário, um “must” Mesmo que você não exercite seu cavalo frequentemente (com tarefas pesadas ou treinos), dar-lhe tempo para andar e galopar todos os dias é muito importante para o manter saudável.

Para aumentar a massa muscular do cavalo, seria desejável aumentar o nível de proteína e energia na dieta. Também é benéfico aumentar a intensidade dos treinos e a quantidade de suplementos dietéticos. Qualquer dúvida, consulte o seu veterinário.

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

Um dos cereais mais utilizados na alimentação de eqüinos é o milho, que deve ser fornecido moído na forma de fubá grosso (o fino pode causar cólicas nos animais). Já o feno deve ser oferecido picado e sem poeira, pois esta pode afetar o sistema respiratório dos cavalos.

Seu cavalo já pode contar com a energia incomparável da polpa de beterraba. Mais uma vez a Guabi sai na frente e traz, para o mercado brasileiro de equinos, todos os benefícios nutricionais da polpa de beterraba. Fornecer de 1 a 1,5 kg por 100 kg de peso vivo, por dia.

As cenouras também são muito palatáveis e, assim, estimulam o apetite do cavalo. O consumo de grande quantidade de cenoura age como laxativo. Como as batatas e beterrabas, as cenouras são ricas em carboidratos facilmente digestíveis e pobres em proteínas.

As quantidades não devem ultrapassar 1% do peso vivo do animal, sendo suficiente, muitas vezes, 0,5 a 0,8%. Isto é, para um cavalo de 400 kg de peso, não ultrapassar 4 kg diárias, sendo suficiente 2 a 3 kg, sempre divididos em 2 a 3 refeições.

Mas então os capins devem ser rejeitados pelo pecuarista na hora de formar um piquete dedicado à tropa? O ideal é que sim, embora seja possível manejá-los de modo a reduzir seu risco para os equinos.

Os cavalos devem receber o mínimo de 1-1,5 kg de feno por 100 kg de peso corporal. Em especial, os cavalos em cama artificial, por exemplo, devido a problemas respiratórios, devem receber um adicional de 0,5 kg de feno por 100 kg de peso corporal para cobrir a necessidade total de matéria seca.

Podemos utilizar produtos de alta performance que contenham, por exemplo: vitamina B6, vitamina B12, colina, cromo, lisina, metionina, carnitina, histidina, ácido aspártico, arginina, ácido glutâmico, alanina, triptofano, taurina, entre outros.

A introdução do milho na alimentação requer muita atenção. Desta forma, é necessário iniciar com porções pequenas, duas dietas diárias de 300 gramas, depois de alguns dias aumenta para 500 gramas, até chegar na quantidade necessária e calculada para o seu animal.