Pode dar arroz para o porquinho da Índia?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Afinal, é comum que a gente associe o alimento a uma alimentação saudável. No entanto, não é bem assim. Para encurtar a história, já vamos te adiantar que se você acredita que porquinho-da-índia pode comer arroz, está enganado! O alimento não é indicado para a nutrição desse animal.

Talvez ele queira roer o papel, mas não tem problema. Quando acabar o papel higiênico e o papel alumínio, use seus rolos para fazer tuneis de papelão. Eles vão roer, brincar e se esconder. Só lembre-se de cortar pedaços de rolo mais curtos que o corpo do seu porquinho, evitando que ele fique preso.

Mas o ideal é oferecer diferentes frutas e verduras frescas cada dia. Os vegetais de folha são os mais adequados para a dieta de um porquinho-da-índia e são os que devemos oferecer em maior quantidade, como a rúcula, os canónigos, a endívia e as acelgas. Estes devem constituir 75% da sua ração de verduras diárias.

Frutas permitidas para porquinho-da-índia
Quais frutas porquinho-da-índia pode comer, então? Entre as frutas permitidas estão banana, maçã, pera, melancia, morango, manga, amora, laranja, mamão, caqui e melão. Forneça-as sempre bem lavadas e, de preferência, orgânicas, pois não contêm agrotóxicos.

O que porquinho-da-índia pode comer todos os dias? Dentre as opções citadas acima, existem alimentos que devem ser consumidos com moderação como banana, alface, acelgas, espinafres, agrião, aipo, curgete, pepino, vagem, brócolos, couve-flor, repolho, couves-de-bruxelas, beringela, cenoura, abóbora, tomate, alcachofra.

Ao contrário de outras espécies, como a chinchila ou os hamsters, os porquinhos-da-índia são animais diurnos, portanto dormem à noite e são ativos durante o dia.

Seja como for, a veterinária diz que, em geral, não é preciso dar banhos todo mês. “Isso pode ser feito uma vez a cada dois meses ou de acordo com o crescimento do pelo”, acrescenta.

As grandes paixões do porquinho-da-índia são correr e brincar de esconde-esconde. Dito isso, qualquer brincadeira que envolva movimento e se esconder vai deixar seu amigo peludo feliz.

no queixo – uma coçadinha no queixo, de maneira delicada com as pontas dos dedos, costuma fazer sucesso entre os porquinhos-da-índia; no pescoço e nas orelhas – muitos porquinhos-da-índia gostam tanto de carinho nessas partes do corpo que chegam a deitar a cabeça sobre a mão do tutor.

O especialista revela que os porquinhos-da-Índia dormem no escuro. "Quanto mais escuro e silencioso, mais confortável e seguro o animal vai se sentir e mais calmo mais ficar. Dessa forma, o sono vai ficar mais profundo e de ótima qualidade", diz.

Você pode dar banho no porquinho-da-índia, desde que tenha muito cuidado. Além disso, esse procedimento só deve ser feito quando o bichinho estiver muito sujo, a ponto da higienização com a solução fisiológica não ser suficiente.

Em outras palavras, uma dieta que inclui essa verdura pode fazer com que o animal fique com o intestino desregulado, desenvolvendo quadros de diarreia que podem levar à desidratação. É por isso que você não pode dar alface para porquinho-da-índia, ok?

Duas opções legais são as Ração Nutrópica e a Ração Nutrópica Muesli, que possuem uma composição bem completinha para seu pet. A diferença entre as duas é que a última possui um pouco mais de gordura. Também são ótimas opções a Ração Megazoo e a Ração Zootekna Real Friends, ambas alimentos de categoria Super Premium.

Só o cheiro e o contato visual já são suficientes para deixar porquinho-da-índia estressado. Para quem tem diferentes tipos de animais de estimação em casa, uma dica é mantê-los em cômodos separados, evitando o contato visual constante entre eles.

você também pode oferecer a casca, desde que esteja bem higienizada; algumas horas depois de oferecer o alimento, retire tudo o que não foi consumido da gaiola.

Folhas para porquinho-da-índia
No entanto, existe uma lista grande de folhas que esses roedores amam e podem compor o dia a dia da dieta, como acelga, almeirão, chicória, escarola, espinafre, rúcula e repolho.

Onde o porquinho da índia bebe água? Para isso, o porquinho da índia bebe água em pote que deve estar disponível em local de fácil acesso a ele. Ele tem um bebedouro próprio que pode ser fixado à sua própria gaiola.

Esse movimento é fácil de reconhecer, consiste em pular no ar como a pipoca quando está estourando, isso quer dizer que o porquinho está feliz.