Pode dar arroz cozido para calopsita?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 31 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

Calopsita pode comer arroz cozido apenas em água, sem sal ou outros tipos de tempero. Após o cozimento, espere o alimento esfriar antes de servir. Alimentos muito quentes podem provocar queimaduras. No final, a ração ainda é a melhor opção para garantir à calopsita uma alimentação balanceada.

Legumes e verduras
Crus ou cozidos, os legumes são muito atrativos às calopsitas, pois são saborosos. Na categoria de legumes cozidos, podem ser fornecidos milho, inhame e batata doce. Já na categoria de legumes crus, temos abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba, nabo e pepino.

A veterinária destaca que os alimentos extrusados são a melhor opção quando falamos de comida para calopsitas. Isso porque esses produtos possuem a quantidade exata de nutrientes para o pássaro.

A calopsita pode comer ovo cozido sem sal ou qualquer outro tipo de tempero. O cozimento é importante pois elimina possíveis bactérias causadoras de doenças como a salmonelose, cujos sintomas são diarreia, apatia, anorexia e perda de peso.

O sal, de maneira bem moderada, pode ser utilizado durante o cozimento do alimento, mas nada além disso. Vale destacar que o arroz é rico em carboidrato, além de ser digerido com certa facilidade.

Sementes. As sementes são ricas em minerais e fazem parte da alimentação para calopsita. Podemos oferecer as de aveia, alpiste, girassol e painço entre outras. Muitas já vêm preparadas da indústria, com vários tipos de sementes misturadas ou únicas.

Temperos (cebola, salsinha, sal e alho)
Deixe sua calopsita longe das cebolas, que podem causar anemia em aves. Impeça que ela coma alho e salsinha. Aliás, a salsa é tóxica e pode causar até paralisia nas aves. O sal é outro alimento usado para temperar, mas que deve ser deixado bem longe da calopsita.

Cuidados com a alimentação da calopsita
Calopsita pode comer fruta e, entre as que ela mais gosta, está a própria banana, mamão, pera e maçã — desde que preparados corretamente, sem sementes.

Nos primeiros dias, o ideal é oferecer a quantidade indicada pelo veterinário ou pelo fabricante entre seis e oito vezes ao dia. A partir daí, vá diminuindo a frequência até chegar a quatro refeições por volta dos 30 dias de vida.

comida: o grito pode ser sinal de fome. Verifique se o pote de alimentação está vazio ou tem somente as cascas de sementes; água: caso seja necessário, dê mais água para o seu animal de estimação.

Apesar de não serem brincadeiras tão ativas quanto às de cachorros e gatos, as calopsitas gostam muito de brincar e se divertir. Elas se distraem facilmente com qualquer objeto pendurado, coisinhas brilhantes, pequenas e que elas possam levantar com o bico, carregar, virar.

Por isso, se a sua dúvida é se calopsita pode comer alface, talvez se surpreenda com a resposta: este não é um alimento recomendado para elas. Mesmo que a verdura seja muito benéfica para o organismo nos humanos, ajudando a saúde do metabolismo e com altos poderes detox, o mesmo não se aplica às calopsitas.

Diante disso, concluímos que as calopsitas podem sim comer ovos cozidos, pois são ricos em aminoácidos essenciais como albumina e o triptofano, e quando oferecidos com o intuito de ser uma complementação nutricional cumprem muito bem o seu papel!

Carinho na cabeça
A calopsita gosta de carinho, inclusive em um lugar em especial. Em geral, os psitacídeos preferem receber carinho na cabeça pelo grande relaxamento causado. Assim, aquela famosa “coçadinha”, em muitos casos, pode ser a melhor maneira de demonstrar afeto à sua ave querida.

10 – 15 anos

Já que calopsita pode comer ovo cozido, ofereça complementos como frutas, legumes, verduras e o próprio ovo. Observe se seu pet está saudável.

“Pão, massas e biscoitos nunca são recomendados”, reforça. Dessa forma, podemos dizer que calopsita não pode comer pão! Além de ser um produto muito processado, o pão contém um valor nutricional que não auxilia em nada o organismo das aves. Pelo contrário, seu consumo em excesso pode trazer prejuízos para sua saúde.

Vitamina B2

Vitamina B2 (Riboflavina) (mín.)