Pode dar amoxicilina para o cachorro?

Perguntado por: aperes5 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A dose recomendada para cães e gatos é de 10,0 mg de amoxicilina e 2,5 mg de ácido clavulânico para cada kg de peso, duas vezes ao dia, o que equivale a um comprimido com 50 mg de princípio ativo para cada 4 kg de peso ou ainda, um comprimido com 250 mg de princípio ativo para cada 20 kg de peso, a cada 12 horas.

A duração do tratamento é de 5 a 7 dias consecutivos, duas vezes ao dia ou a critério do médico veterinário. No caso das piodermites, a terapia poderá se prolongar por até 21 dias e nas infecções de trato urinário poderá durar de 10 a 14 dias. O tempo máximo do tratamento não deve exceder a 30 dias.

Os antibióticos para cachorro são específicos, principalmente por causa da dosagem, que pode ser pequena, não é encontrada em medicamentos para seres humanos. Muitos remédios para cães também costumam ter outras ações específicas no organismo do pet. Por isso, nunca dê antibiótico humano para cachorro.

Diclofenaco (Voltaren e Cataflan)

Diversos tipos de infecções por bactérias são tratadas com uso do antibiótico para cachorro. Eles podem ser apresentados em comprimidos, cápsulas, fórmulas líquidas, injetáveis e até em pomadas. Apenas um médico veterinário está capacitado para prescrever o antibiótico para cachorro correto e sua administração.

Lave arroz cru (use um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido ao cão várias vezes ao dia. Intercale o remedinho com chá de erva-doce. A aveia é um ótimo remédio natural, mas deve ser usada com parcimônia.

Geralmente, os remédios atuam de forma rápida. Entre duas e oito horas após ingerir o comprimido, o cachorro já poderá sentir os primeiros efeitos.

De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, o uso de Nimesulida para cachorro não é indicado em hipótese alguma. Isso porque, apesar de já existirem alguns estudos que apontam sua eficácia nesses pets, a dosagem é muito inferior à dosagem recomendada para humanos.

A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

Ibuprofeno, um medicamento tóxico para cães e gatos
A resposta é não. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, esse não é um remédio que pode ser administrado aos cães, sob o risco de causar intoxicação.

O Antibiótico Doxiciclina Doxitec é um antibiótico de amplo espectro recomendado para cães e gatos, a base de Doxiciclina. Ele age sobre bactérias Gram + e Gram -. Possui ótima absorção, distribuição e penetração nos tecidos, necessitando de doses diárias menores e, em intervalo maior que outras tetraciclinas.

Segundo a especialista, pode dar antibiótico humano para cachorro, porém a grande diferença está na dosagem, que pode acabar restringindo o uso de determinado fármaco. “Por vezes, a dosagem indicada para um cachorro é tão pequena que não é possível utilizar o antibiótico encontrado em farmácias convencionais.

De acordo com resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde novembro de 2010, a venda de antibióticos só pode ser feita com uma receita dupla, em que uma via é retida pela farmácia e a outra permanece com o cliente.

Alguns sintomas de infecção bacteriana como fraqueza, falta de apetite, febre. Outros sintomas dependem dependem do local da infecção, por exemplo: – Infecções de pele: secreções,pústulas, feridas, crostas, “vermelhidão”, coceira, falhas no pelo…

Indicações: Anti-infeccioso de natureza quimioterápica, indicado no combate às infecções bacterianas, em cães e gatos, provocadas por germes sensíveis a ação do sulfametoxazol e da trimetoprima. Modo de usar e posologia: Administrar por via oral. Animais até 10 kg de peso corporal: meio comprimido por dia.

O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos, corticóides e produtos antissépticos. Além desses medicamentos, outros podem ser indicados para outras doenças que possam ter dado origem a essa dermatite.

Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

Quanto tempo demora a fazer efeito? A amoxicilina é absorvida rapidamente pelo organismo e os efeitos máximos apresentam-se após 1 a 2 horas a seguir à administração. Em todo o caso, é comum demorar cerca até 24 a 72 horas, de dosagem regular, para que os sintomas de infecção comecem a desaparecer.

A amoxicilina é um antibiótico com baixa taxa de efeitos colaterais. Em geral, menos de 3% dos pacientes precisam suspender o tratamento devido a efeitos adversos. Entre os efeitos colaterais mais comuns estão a diarreia, cólicas, náuseas, rash de pele, candidíase vaginal e urticária.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.