Porque não pode dar água para recém-nascido?

Perguntado por: acalixto2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Estudos também reforçam que oferecer água ou chás ao bebê, o que era considerado inofensivo tempos atrás, dobra o risco de diarreia durante os primeiros seis meses.

O indicado é aproximadamente 100 ml água por quilo da criança, o que gira em torno de 800 ml. Lembrando que, no volume recomendado, consideramos o leite materno ou a fórmula láctea, e também alimentos que possuem água em sua composição.

O excesso de água pode reduzir muito os níveis de sódio, diluindo o sangue, sobrecarregando os rins e gerando sérias complicações. Isso explica por que durante os 6 primeiros meses não se deve oferecer água para os bebês. O leite materno ou fórmula fornecem a quantidade suficiente de líquido nessa fase.

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.

1A criança alimentada exclusivamente por leite materno não necessita de água. 2Quando o recém-nascido é alimentado por fómulas, a água pode ser indicada pelo pediatra. 3É a partir dos 6 meses de vida da criança, que a água já pode ser oferecida em quantidades equilibradas.

Chás de efeito relaxante, como camomila, erva-cidreira, hortelã e erva-doce, são muito saudáveis para o bebê. Eles ainda auxiliam no processo de desenvolvimento da criança, uma vez que são usados para diminuir as dores do período de dentição do bebê – que geralmente acontece a partir do sexto mês de vida.

Então, lembre-se: chá, água, suco ou algum outro tipo de leite, qualquer tipo de alimento só deve ser oferecido ao bebê a partir dos 6 meses. Então o chá entra nessa categoria.

Quando o bebê possui a alimentação exclusiva de leite materno, é comum que ele fique vários dias sem fazer cocô, sem que isso signifique algum problema.

Para bebês que mamam no peito e complementam com fórmula: oferecer entre as mamadas, uma pequena quantidade. A quantidade é proporcional a quantidade de complemento. Quanto mais complemento o bebê tomar, em relação ao leite materno, maior a necessidade de água.

Quando os pequenos apresentam cólica, então, ainda há quem quem sugira contornar o problema com um chazinho de camomila ou erva-doce. Afinal, o uso dessa bebida quentinha para aliviar desconfortos típicos dos recém-nascidos, como os gases, é um hábito bastante antigo. Mas, apesar de popular, não é recomendado.

for formula da água sim.

Luftal Infantil - esse medicamento, seguro para bebês e crianças, ajuda no alívio rápido da dor e estufamento causados pelos gases.

Para dar o chá de camomila para o bebê, deve-se ter cuidado com a temperatura, e utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água. Mas o mais indicado para o bebê é sempre a planta natural. O chá também não é recomendado antes dos 6 meses de vida. Fale com o pediatra antes de introduzir o chá na dieta do bebê.

Movimentar as pernas do bebê, como se estivesse pedalando no ar, para eliminar o excesso de gases e aliviar a dor. Fazer uma massagem na barriguinha do bebê, no sentido horário, também pode ajudar a eliminar o excesso de gases. Compressas mornas na barriga podem aliviar a dor e relaxar o bebê.

Bebês não devem tomar suco de frutas antes de completar 12 meses de vida. A recomendação existe, pois é comum que mães e pais acabem substituindo a fruta in natura pelo suco natural. O que é um erro, já que, durante o preparo do suco, as frutas perdem fibras e grande parte de deus principais nutrientes.