Pode dar água para bebê de 2 meses que toma fórmula?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Embora o tempo recomendado para começar a dar água para o bebê seja após os 6 meses de vida, se o bebê tem necessidade de ser alimentado por fórmulas, também deve-se introduzir a água na dieta quando iniciar com a fórmula, para evitar prisão de ventre, cólicas e sobrecarga dos rins.

Até os seis meses de idade O BEBÊ NÃO PRECISA BEBER ÁGUA. Pois ele já é ALIMENTADO EXCLUSIVAMENTE COM O LEITE MATERNO, que é o ALIMENTO COMPLETO DO BEBÊ E TEM NUTRIENTES E ÁGUA SUFICIENTES para saciar sua sede.

Sinais Desidratação nos Bebés:

  1. Mucosa labial seca;
  2. Língua esbranquiçada;
  3. Olheiras;
  4. Fontanela deprimida;
  5. Diminuição da quantidade de urina;
  6. Sonolência aumentada (fora do horário habitual das sestas).

Quando a criança estiver usando alguma dessas fórmulas lacteas (exemplo NAN), é recomendada a oferta apenas de água nos intervalos, até os 6 meses.

Bebês que mamam no peito ou tomam fórmula de leite não precisam beber água até os 6 meses de idade. Isso porque, até esta fase de vida, o leite (materno ou fórmula) contém todos os nutrientes e hidratação necessários para o desenvolvimento saudável da criança.

Mesmo em uso de fórmula de forma exclusiva ou complementando o leite materno, não há necessidade de água.

Como dar água para o bebê
Deve-se dar água para o bebê sentado, com cabeça e pescoço alinhados, para evitar que ele engasgue Além disso, é importante dar água em pequenas porções, ao longo do dia e entre as refeições, evitando que o estômago do bebê fique estufado e ele tenha menos vontade de comer.

E os bebés, podem beber chá de camomila? A resposta é sim. Mas com alguns cuidados especiais. Habitualmente, os bebés podem beber infusões de ervas naturais a partir dos seis meses.

Ao iniciar a alimentação complementar, deve-se também introduzir a oferta de água para o bebê. A recomendação de água para bebês de 7 a 12 meses é de 800ml/dia, considerando a quantidade presente no leite materno/fórmula. Dessa forma, pediatras e órgãos de saúde recomendam oferecer pelo menos 100mL ao dia.

Uma delas é que esse cheiro é remanescente do vernix caseoso (ou verniz cremoso), uma substância esbranquiçada que cobre o corpo do bebê quando ele nasce. Geralmente é removido no primeiro banho, ainda que algumas mães e médicos optem por adiar esse momento, para dar proteção extra ao recém-nascido.

Experimente molhar o bico da mamadeira em leite extraído antes de oferecê-la ao bebê, para que ele sinta o sabor e o cheiro do seu leite. Depois, estimule suavemente o lábio superior do bebê com o bico, para que ele abra a boca. Alimente seu bebê por livre demanda, colocando-o em posição semivertical.

A partir do final da primeira semana de vida e até aos seis meses, a maioria dos bebés necessita diariamente entre 150 e 200 ml de fórmula infantil por quilograma de peso. Esta quantidade vária de bebé para bebé. Siga as indicações sobre a alimentação dadas pelo seu pediatra.

Em alguns casos, a fórmula para lactentes em pó não pode ser preparada com água fervida arrefecida a 70° C devido aos ingredientes sensíveis ao calor, tais como fortificantes do leite humano ou fórmulas especiais para fins médicos. Você deve consultar e seguir o conselho do profissional de saúde antes de usá-las.

Como saber se o leite está fazendo mal para o bebê?

  • Desconforto abdominal;
  • Vômitos;
  • Baixo ganho de peso;
  • Entre outros sintomas.

NÃO!! As formulas devem ser preparadas e utilizadas imediatamente. A agua utilizada deve ser filtrada e fervida antes do uso no preparo.

Modo de preparo
Ferva água potável durante 5 minutos. Aguarde aproximadamente 15 minutos, até que a água atinja a temperatura de 70°C. Despeje dentro da mamadeira a quantidade de água, previamente fervida, indicada nas instruções de uso.

Bem, a resposta para essa pergunta é NÃO. O recém-nascido deve tomar de forma exclusiva o leite materno até pelo menos 6 meses de vida. O leite materno tem vitaminas importantes para o desenvolvimento do bebê e ele não precisa de nenhum outro liquido (chá, água, etc…) ou alimento.

Para dar o chá de camomila para o bebê, deve-se ter cuidado com a temperatura, e utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água. Mas o mais indicado para o bebê é sempre a planta natural. O chá também não é recomendado antes dos 6 meses de vida.

Pode, mas o ideal é que você use shampoo e condicionador que já tem camomila na fórmula ao invés de fazer a mistura.

Flávia Mariano, pediatra e neonatologista, explica que a partir do sexto mês de vida do bebê já é possível observá-lo sentando sozinho e sem apoio. No entanto, essa é apenas uma média, e ela comenta que esse prazo pode ser estendido. “O bebê não precisa se sentar sem apoio com 6 meses.