Pode dar água gelada para o cachorro?

Perguntado por: ocorte . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Os cães podem beber água gelada à vontade, sem nenhum risco para a saúde. Inclusive, trata-se de uma boa maneira de ajudar o seu pet a aliviar os dias quentes de verão.

Ainda segundo o especialista, também pode ser benéfico saborizar o gelo para cachorro com frutas ou ração, fazendo uma espécie de picolé. Além de aumentar a ingestão de água, tais medidas ainda são boas do ponto de vista do enriquecimento ambiental, adicionando uma experiência diferente e divertida à rotina do cão.

Os pets podem ter uma inflamação do esôfago devido ao contato do gelo com a mucosa esofágica. Também podem ocorrer engasgos, com obstrução do lúmen esofágico”, alerta o veterinário. “Além disso, em contato direto com a mucosa do estômago, o gelo pode levar a uma inflamação importante”, completa.

Manter seu cãozinho hidratado é fundamental para que ele controle a temperatura corporal e fique bem, por isso refrescar cachorro no verão é essencial. Ofereça água fresca ou até mesmo gelada. A dica é espalhar vários potes pela casa para incentivá-lo a beber.

Recomenda-se não dar leite para cachorros adultos porque a produção de lactase está menor nessa fase da vida. Essa recomendação também existe porque a industrialização do leite de vaca não fornece nenhum benefício ao animal. Isso inclui o leite zero lactose!

A princípio, sim, o cachorro pode comer arroz, visto que é um alimento saudável e não contém nenhuma substância nociva ao organismo canino.

Afinal, seja gelada ou não, a água deve sempre ser limpa para evitar que a presença de bactérias ou outros microrganismos afetam a saúde animal. Água com gelo também está liberado. Além de refrescante, pode ser uma boa forma de diversão para o cachorro.

Quanto à temperatura, os cães demonstram preferência por alimentos aquecidos em comparação aos frios. Porém, cuidado para não exagerar no tempo de panela ou micro-ondas! No caso da dieta caseira, o ideal é servir a comida morna. Alimentos muito quentes podem queimar a língua de cachorro.

“O sorvete para cachorro deve ser oferecido como petisco ou enriquecimento ambiental em dias quentes, a fim de proporcionar conforto térmico ao animal. Ainda assim, o tutor deve começar ofertando pequenas quantidades e observar a tolerância do pet”, orienta a médica-veterinária Jacqueline de Paula Marcello.

A maioria dos picolés e sorvetes que os humanos consomem é feita à base de leite, e é exatamente por isso que não podem ser oferecidos aos cães. Além de não ser um alimento necessário para a dieta canina, o leite para cachorro ainda pode provocar dores de barriga, diarreia e vômitos.

Existe uma diferença entre um cão saudável e ativo para um cachorro idoso ou que está acima do peso? Assim como a ração, os petiscos devem ser oferecidos de acordo com o peso e a saúde do cachorro. O ideal é variar de 2 a 10 unidades por dia, dependendo do tamanho do cãozinho.

Colocar pedrinhas de gelo na água do pet é só uma das maneiras de estimular a ingestão hídrica e ajudar o peludo a ficar fresquinho e hidratado em dias muito quentes.

Você pode dar gelo para cachorro, mas também pode incrementar um pouco mais com frutas! Em um liquidificador, bata uma ou mais frutas com água, preencha a forma de sorvete e leve ao freezer por algumas horas.

É preciso estar sempre atento às atitudes do cãozinho após o passeio. Para amenizar esse problema você pode aplicar gel 100% Aloe Vera nas patas, ou ainda usar shampoos específicos para tratamentos de alergias.

Deixar ou não a luz acesa para o cão? Muitos tutores ficam com dó de sair de casa e deixar o cachorro no escuro, mas a verdade é que a luz apagada pode até ajudá-los a relaxar e pegar no sono. Gustavo Luiz acrescenta que não há necessidade de sair ligando a luz de todos os ambientes quando for deixar o pet sozinho.

Ligue o ventilador
O vento ajuda a dissipar o calor ao redor do corpo. Se você tiver ar-condicionado em casa, melhor ainda (para todo mundo, não é mesmo?). Entretanto, está tudo bem se isso não for possível, já que o ventilador ajuda (e muito) a amenizar o calor dos cachorros.

Também nunca ofereça água ou alimento de imediato se o cachorro começar a ficar extremamente ofegante e agitado, pois isso pode causar engasgos. “Só reforçando que, em dias quentes, não se deve levar o animal para passeios longos.

fonte de carboidratos: o arroz é uma importante fonte de carboidratos, que são responsáveis pela energia dos cães; reduz a irritabilidade gastrointestinal: o arroz pode ajudar a reduzir a irritação gastrointestinal dos cães que sofrem com diarreia e vomito.