Pode dar água com açúcar para pássaros?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Embora o açúcar não seja prejudicial aos beija-flores, bebedouros sujos propiciam o crescimento de fungos e bactérias prejudiciais à saúde das aves. Por este motivo, é indispensável limpá-los periodicamente. Mas, atenção!

- Coloque duas colheres de sopa rasas de açúcar (e só açúcar) para a quantidade de água que cabe na garrafinha. - A solução (água e açúcar) deve ser trocada diariamente. - As garrafinhas precisam ser higienizadas todos os dias. - O bebedouro pode ser higienizado com água limpa e um pouco de água sanitária.

De qualquer modo, a alimentação ideal para os beija-flores é o néctar das flores, portanto é melhor plantar flores adequadas à alimentação desses pássaros em vez de oferecer a água com açúcar. Mas se isso não for possível, uma garrafinha bem cuidada faz a alegria dos beija-flores e de muita gente.

Confira cinco alimentos que devem ficar longe dos seus pássaros.

  • Chocolate. ...
  • Abacate. ...
  • Cebola e alho. ...
  • Caroços e sementes de frutas. ...
  • Alimentos ricos em gordura, sódio e açúcar.

Mas algumas pessoas acreditam que podem estar prejudicando o pássaro colocando água com açúcar para ele beber, porém este é um mito.

Se administrado da dose correta, ele é altamente fortificante. Além disso, ele estimula a circulação sanguínea do seu pássaro, é diurético, antiparasitário e antifúngico. Só coisa boa!

Sem contar aqueles que gostam de fazer agrados ao pet, oferecendo alimentos de humanos, como biscoito água e sal, o que é muito prejudicial para a saúde dos pássaros.

Evite a desidratação do pássaro.
Sempre mantenha água fresca e limpa por perto do pássaro. Além disso, adoce a água com um pouco de mel para encorajar o animal a beber se necessário. No entanto, a água adoçada deve ser substituída regularmente, pois nesse caso a proliferação de bactérias é mais rápida.

Evite afogamentos, não dê água para o filhote de passarinho.

As penas devem ficar ligeiramente úmidas, e não é recomendando molhar demais a sua ave.

Deve ser o suficiente para cobrir as patas da ave, já que é nesse limite que ela vai se sentir segura. O pássaro vai se abaixar e fazer movimentos para molhar o restante do corpo. A água deve ser limpa e fresca e sempre retirada após o banho, para evitar que o animal beba o líquido sujo.

Mas, se quisermos colocar uma flor num vaso com água, um pouquinho de açúcar ajuda a preservá-la. O carbono, presente no açúcar, é muito importante para o crescimento das plantas.

Portanto, não se deve colocar nada além de água e açúcar para o beija-flor. Idealmente, em uma concentração de 20% de açúcar (1 parte de açúcar para 4 partes de água). Assim, a mistura será parecida com a concentração do néctar presente nas flores.

Não há problema em diluir açúcar ou mel em água e oferecê-la para beija-flores, diz Elizabeth Höfling, professora de zoologia da USP.

As frutas, sementes e até pequenos insetos são exemplos da alimentação dos pássaros na natureza.

O arroz pode ser servido cru ou cozido. Mas é orientado dar preferência ao alimento cru por costume da ave, uma vez que essa versão está presente em rações e sementes. Quando o arroz for cozido, é necessário preparar o grão apenas com água. Sal, temperos industrializados, alho, óleo e cebola são proibidos para o pet.

Tipos de Comida para Pássaros

  • Alpiste: rico em carboidratos.
  • Girassol: rico em proteínas.
  • Painço: rico em carboidratos.
  • Aveia: rico em fibras.
  • Colza: rico em lipídios e proteínas.
  • Linhaça: rico em proteínas e ômega 3.

E a última dica e não menos importante é o uso de uma pitada de açúcar na água dela de beber. Isso a manterá com energia o suficiente para esperar por ajuda. Não é água de coco e nem soro caseiro, é açúcar..

Dica Importante. Alimentos como açúcar, mel, groselha e xaropes podem fazer mal a saúde dessas aves.