Pode dar advertência com declaração?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Sim... Vc pode aplicar uma advertência , já por escrito(se o mesmo se recusar a assinar , colha a assinatura de 2 testemunhas). Para que o mesmo se conscientize , de que mesmo precisando se ausentar para ir ao médico , ele não é isento de comunicar ao Gerente / Lider ....

Conforme o Art. 473, o abono pode se referir ao período de 1 a dois dias, e a ei apenas especifica quais situações o colaborador pode utilizar a declaração de horas, mas também poderá entrar em acordo com a empresa sobre situações distintas como ocasiões especiais ou realização de aulas ou provas.

A declaração de trabalho é o documento por meio do qual uma empresa declara que uma determinada pessoa presta serviços de forma regular. Em vista disso, esta carta poderá ser utilizada pelo trabalhador quando precisar comprovar a terceiros que presta serviços.

O atestado válido só pode ser recusado se contrariado por junta médica. Caso a empresa suspeite de fraude, poderá solicitar esclarecimentos às autoridades médicas, que deverão prestá-las, pois a prática de atestado falso é crime e pode implicar em demissão por justa causa.

Advertência por falta injustificada é uma medida disciplinar que pode ser uma oportunidade para a conscientização e melhoria do desempenho do funcionário. No entanto, em casos de reincidências ela pode resultar em consequências negativas, como a demissão por justa causa.

Desta forma, ao apresentar um atestado médico, o trabalhador não poderá ter descontado nenhum valor da remuneração que recebe. Já a Declaração de Comparecimento não passa de uma mera formalidade administrativa, o que faz com que o abono das horas não trabalhadas seja uma decisão da empresa e não uma determinação legal.

Se for motivo leve, essa advertência deve ocorrer três vezes e, logo em seguida à terceira advertência, a dispensa por justa causa imediata. Se não dispensar imediatamente a Justiça entende que ocorreu o perdão.

Esta declaração serve para que essa ausência seja abonada e evite eventuais descontos em sua remuneração. Na declaração de horas tempo de percurso deve constar as horas em que o funcionário esteve afastado e em quais momentos ele esteve no lugar exato do compromisso.

O artigo 6º da Lei 605/49, consolida o atestado médico como justificativa para o abono de faltas, e apresenta como motivos justificados para uma ausência no trabalho os acidentes de trabalho e as doenças devidamente comprovadas. A lei ainda complementa que a doença só poderá ser comprovada mediante atestado médico.

A declaração é um documento muito importante na confirmação de determinada informação. A declaração é um gênero textual que faz parte de um conjunto de textos conhecidos como redação técnica . Tem como principal finalidade a comprovação de um fato por meio de um documento contendo valor jurídico.

Os tipos de declaração
Seguem abaixo alguns dos tipos de declaração mais utilizados: Declaração de união estável: utilizada para declarar o vínculo entre dois cônjuges. Declaração de imposto de renda: utilizada para declarar imposto de renda aos órgãos governamentais.

Mesmo que não seja obrigada, qualquer pessoa pode enviar a declaração, desde que não conste em outra declaração como dependente.

Conclusão: O empregado que falta corriqueiramente ao serviço e não apresenta justifica legal (atestado, falecimento, casamento etc.) ou aquele que corriqueiramente chega atrasado para trabalhar e/ou sai antes do final da sua jornada de trabalho poderá ser demitido por justa causa por desídia.

Se você apresentou atestado médico e ao retornar foi demitido saiba que este ato do empregador pode ser considerado como dispensa discriminatória! A dispensa discriminatória é uma das formas mais graves de violação aos direitos trabalhistas.