Pode dar abacaxi para gado?

Perguntado por: ualmeida2 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O abacaxi é uma boa alternativa de alimento para o gado em confinamento. Por isso, vamos te orientar sobre como oferecer essa fruta para o seu rebanho, com foco no aumento da produtividade e redução de custo da produção. Quando o valor do milho estiver em alta, o abacaxi é uma fonte econômica para alimentar os bovinos.

O pasto é o principal alimento dos bovinos e manejar adequadamente significa produzir esse alimento em grande quantidade ao mesmo tempo em que se procura extrair o máximo do potencial nutritivo da forrageira. O potencial da planta está diretamente relacionado à fertilidade do solo.

Dentre elas, está a silagem de restos da cultura do abacaxizeiro, que transforma plantas, mudas, coroas e talos, que seriam descartados, em alimento para os bovinos. A silagem feita com esses resíduos tem alto teor proteico, muito açúcar e tem se mostrado nutritivo e palatável para os animais.

Não só pode, como deve. A bromelina é encontrada principalmente no miolo do abacaxi, aquela parte mais durinha da fruta que costuma ser desprezada. Ou seja, se você quer garantir todos os benefícios, é importante consumir a fatia do abacaxi inteira.

Benefícios para o sexo: o abacaxi, assim como outras frutas, deixam os fluidos corporais, como o semen, mas adocicados, deixando a experiência do sexo oral mais proveitosa. Além disso, ajuda a prevenir caimbras e fadiga durante o sexo.

Uma especialista em nutrição animal falou ao La Nacion que não há problemas em alimentar os bovinos com limão.

Adaptada ao clima seco e altas temperaturas, a melancia forrageira é uma alternativa para a alimentação do gado o ano todo, em especial na época da seca. A fruta pode contribuir para amenizar a escassez de forragens de boa qualidade, pois o seu armazenamento em campo pode ser feito a baixo custo para os produtores.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse é o objetivo básico do manejo das pastagens.

* bananeira: para as vacas, pode ser fornecida toda a folha, com o caule, picado e misturado na ração ou à vontade no potreiro. Para os terneiros, o talo da folha da bananeira pode prender o intestino.

Não é aconselhável. A casca de arroz é um subproduto de baixo valor nutritivo, pelo seu alto teor em sílica. Esse composto, além de reduzir a digestibilidade, confere dureza à casca de arroz, cujas arestas pontiagudas são capazes de ocasionar ferimentos à parede do rúmen do animal.

A inclusão a partir de 20% de farelo de arroz é suficiente para atingir melhorias consideráveis no valor nutritivo da silagem de capim-braquiaria, sendo importante avaliar o aspecto econômico para maiores inclusões.

A silagem está pronta depois de completar o processo de fermentação, que leva em torno de três semanas e, por segurança, abre-se em um mês.

Fermentar a silagem significa que microrganismos vão consumir os carboidratos da planta e transformá-los em ácidos, principalmente o ácido lático.

A fruta contém ácido:
O abacaxi é uma fruta relativamente ácida e pode não ser uma boa escolha à noite, se você sofre de refluxo gastroesofágico (azia). O período noturno é quando o seu estômago precisa de descanso, neste caso, considere conversar com seu médico antes de ingerir a fruta.

De acordo com a “Women's Health”, de onde são as informações, alguns estudos já mostraram que beber ou comer abacaxi em quantidades significativas, durante vários dias, tem um impacto nas secreções sexuais masculinas e femininas. “De certa forma, 'você é o que você come'”, explica o urologista Koushik Shaw.

Abacaxi para dormir melhor
O abacaxi contém nutrientes que estimulam a produção de serotonina, além de componentes que ajudam a diminuir a ansiedade. Se você comer fatias de abacaxi antes de dormir, seu cérebro potencializa a produção do hormônio do sono – e, assim, o descanso tranquilo vem.

SECREÇÃO VAGINAL
As variações do sabor dependem de descamamentos, cálculos e microbiota. Dependendo dessas bactérias, o gosto será diferente, tendendo para o ácido e salgado.

Principais causas de intoxicação em bovinos
No Brasil, botulismo, ureia e plantas tóxicas estão entre as causas mais frequentes de intoxicação. Atualmente são conhecidas em torno de 50 espécies de plantas com ativos que agem rapidamente no organismo do animal.

Devido às características citadas acima, o resíduo de panificação pode ser um excelente ingrediente a ser utilizado em substituição aos concentrados energéticos na dieta de bovinos de corte, principalmente o milho, permitindo redução nos custos de alimentação.