Pode dar abacate para vaca?

Perguntado por: nassis . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4 / 5 8 votos

No caso específico do abacate, diversos estudos comprovam que ele é potencialmente tóxico para diversas espécies de mamíferos, como ratos, camundongos, coelhos, cavalos, vacas e cabras, bem como para algumas aves.

7 Plantas que podem intoxicar as vacas leiteiras

  • Tetrapterys Multiglandulosa spp. ( ...
  • Solanum Malacoxylon (variedade glabra e pilosa). ...
  • Mascagnia (Pubiflora, Rígida, Coriacea, Elegans). ...
  • Palicourea marcgravi. ...
  • Cestrum (Axillare, Parqui, Corymbosum, Sendtenerianum). ...
  • Pteridium Aquilinum. ...
  • Ricinus Communis.

As vacas se alimentam de capim, de feno e de outros vegetais volumosos com concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas.

A resposta para isso pode ser bem complicada, já que essa fruta contém uma substância que se chama persina. Esse é um componente que pode ser tóxico para alguns animais, como os gatos e os cães.

Entre as aves, além do papagaio, outros gêneros afetados negativamente pelo abacate são as espécies de calopsita, avestruz, periquitos, canários, entre outras.

Carboidratos não-estruturais e estruturais compõem a maior parte da dieta de uma vaca leiteira. Eles são fermentados pelos micro-organismos no rúmen e convertidos principalmente em ácidos graxos voláteis (AGVs), que fornecem 70-80% das demandas energéticas da vaca.

O uso do subproduto da banana, como cascas e frutos impróprios para a sua industrialização, pode suprir as necessidades nutricionais nas dietas de vacas leiteiras e é uma alternativa viável de utilização de resíduos agroindustriais, além de contribuir para melhorar o poder antioxidante do leite.

Embora a dieta principal de uma vaca deva sempre consistir em forragem como feno e grama, ela pode e comerá frutas, incluindo melancia!

* bananeira: para as vacas, pode ser fornecida toda a folha, com o caule, picado e misturado na ração ou à vontade no potreiro. Para os terneiros, o talo da folha da bananeira pode prender o intestino.

O bagaço de maçã é utilizado na alimentação de bovinos de corte na região Serrana de Santa Catarina.

Cada 100 kg de laranja geram 3,4 kg de polpa cítrica seca e peletizada, que é amplamente procurada e explorada por pecuaristas e nutricionistas para ser fornecida para uma ampla variedade de animais, bezerros, vacas de leite, gado em recria e/ou terminação.

Uma especialista em nutrição animal falou ao La Nacion que não há problemas em alimentar os bovinos com limão.

O grão de milho é o principal cereal energético utilizado em dietas para vacas leiteiras no Brasil.

O sal é um suplemento importante na dieta do gado, pois ele vai suprir a deficiência do pasto na oferta dos minerais do solo.

O abacate contém algumas substâncias, como o anetol e o estragol, que podem causar doenças no fígado em pessoas com pré-disposição. Nesse caso, reduza seu consumo e consulte um especialista a respeito da possibilidade de incluir esse alimento em sua dieta regular.

O abacate é um alimento tóxico para cavalos bem como a árvore de onde provém, incluindo a sua casca e folhas. O abacate contém persina, uma substância derivada dos ácidos gordos presentes no alimento, que se considera como sendo a responsável pela toxicidade deste fruto.

Alguns alimentos, apesar de parecerem inofensivos à primeira vista, são péssimas opções para alimentar as galinhas, e podem mesmo ser letais. Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves.

Abacate. Todas as partes dessa fruta contêm persina, uma substância que frequentemente causa vômito e diarreia nos cães. Portanto, se você estava em dúvida se cachorro pode comer abacate, saiba que ele é totalmente proibido!

2. Abacate. Todas as partes da planta do abacate contêm persina, uma toxina fungicida que pode causar problemas cardíacos em aves. Pássaros pequenos, como canários e periquitos, são considerados mais suscetíveis, no entanto, foram observados sinais clínicos como dificuldade respiratória em outras aves também.

Uma vaca produzindo 30 kg Leite/dia, pesando 600 kg irá consumir ao redor de 22 kg/dia de matéria seca de dieta. Lembre se: vaca come dieta! Se essa dieta possuir 50% de silagem de milho na sua composição, estamos falando de um consumo de matéria seca de silagem de 11 kg/dia.