Pode dançar todos os dias?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Essa atividade diminui a pressão arterial, melhora a circulação e promove a eliminação do colesterol, evitando danos cerebrais e ataques cardíacos. Para obter esses benefícios, é preciso praticar entre 30 e 40 minutos de dança, cerca de três a quatro vezes por semana.

Para quem quer aprender a nadar ou deseja ter uma vida mais ativa, a frequência de treinamento indicada é de duas vezes por semana. Já para quem quer emagrecer nadando, é preciso ter um pouco mais de dedicação. Fazer de três a quatro aulas por semana é o suficiente para que você comece a emagrecer.

A dança faz ganhar músculos? Sim, isso é possível. Uma pesquisa recente realizada na Alemanha constatou que pessoas que escolheram a dança para manter a forma tiveram 15% a mais de aumento muscular do que quem praticava outras atividades como corrida, natação e ciclismo.

A dança é considerada uma atividade aeróbica, fazendo com que o corpo não fique parado, o que dificulta o acúmulo de gordura e proporciona a queima de calorias. É óbvio que os resultados vão depender de alguns fatores, como a intensidade do treino e o tempo investido na aula.

Dançar emagrece muito sim! Mas não é só isso, a atividade que além de física é artística, pode oferecer uma série de vantagens para a saúde.

zumba

A zumba é o melhor treino para queimar calorias e tonificar os braços. A dança, inspirada nas coreografias latinas, combina alta energia coreográfica com sequências repetidas, ideal para dar forma aos músculos das pernas e glúteos. Muitas academias e estúdios de dança oferecem aulas de Zumba.

Quanto mais você dança, mais você perde peso. Dançar por 50 minutos – a duração de uma aula na sua academia, um estúdio ou mesmo em vídeo – pode queimar cerca de 300 calorias em uma mulher. Tudo isso enquanto se diverte! Então não espere perder peso muito rápido.

Mover seu corpo ao ritmo de uma música agitada permite que você perca calorias e, consequentemente, perca peso, muitas vezes sem nem mesmo perceber. Para atingir um resultado ainda mais satisfatório, é aconselhável combinar os exercícios de dança a uma dieta balanceada que contribua à perda de peso.

Mas a vantagem é que a dança é muito mais prazerosa do que os exercícios. Só que emagrecer dançando não é tão simples assim. Para que a dança seja uma atividade emagrecedora, deve ser feita por mais de 30 minutos, de forma contínua e com intensidade leve a moderada.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

Dançar beneficia as dimensões física, emocional e cognitiva e permite a integração social, além de favorecer o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, esquelético e muscular. A dança favorece um estado mental que é compensador por si só.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Para o corpo, a dança promove aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico. Uma boa fórmula para perder peso e garantir mais saúde se divertindo!

Perder peso e tonificar o corpo
“As aulas aeróbicas são as mais indicadas, porque elas mantêm os batimentos cardíacos acelerados e estáveis, como o Walk Dance, Hip Hop, Aerojazz, Zumba e Zouk”, explica a professora. Outros estilos, como Salsa, Balé e Dança do Ventre também são ótimos para relaxar e perder peso.

O sapateado é um dos ritmos com maior trabalho aeróbico.
Além disso, sua prática não apenas ajuda a oxigenar o corpo e queimar gorduras.

No topo da lista está a corrida, com os melhores resultados na perda de peso, seguido por alpinismo (escalada), caminhada, práticas longas de ioga, e alguns tipos de dança de salão, como foxtrote e valsa.

Estimativa da Energia Queimada

5 minutos24 Calorias1 hora
10 minutos49 Calorias2 horas
15 minutos74 Calorias3 horas
30 minutos147 Calorias4 horas

Os exercícios passados por Jodi e demonstrados por Analu são:

  1. Abdominal reto.
  2. Prancha ventral.
  3. Abdominal canivete + Abdominal reto com as pernas esticadas e suspensas.
  4. Prancha tocando o ombro + Prancha escalador.

Dietas ricas em fibra podem ajudar a perder peso, reduzindo a fome e os desejos, enquanto promove saciedade. Além disso, a K-pop limita lanches, alimentos gordurosos e aqueles que contêm adição de açúcar, trigo ou laticínios, reduzindo ainda mais a ingestão calórica total.

Assim, em média, você pode queimar de 200 a 600 calorias em apenas uma hora dançando. E, convenhamos, você nem irá ver o tempo passar! Para que você possa ter uma ideia, fazendo musculação, por exemplo, praticando o exercício pela mesma quantidade de tempo, você gastará, em média, 300 calorias.