Pode dançar em público no Catar?

Perguntado por: ateles3 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

No país-sede do Mundial, dançar é permitido somente em locais privados, como a própria residência, ou em clubes licenciados. Em público, o ato é classificado como "indecente".

Há regras e rígidas restrições para se frequentar uma das mais tradicionais e culturais praias do Catar. Na chegada, o segurança avisa: nada de fotos. Biquínis são estritamente proibidos, assim como sungas. As mulheres em geral vestem burcas que cobrem o corpo todo, com algumas tendo apenas os olhos descobertos.

Vale lembrar que relacionamentos homoafetivos são proibidos no Qatar, mas o andar de mãos dadas desses homens é cultural e não não remete a isso. “É sinal de respeito, amizade muito forte. Uma intimidade, ligação”, disse um indiano à reportagem da GOAL.

Abraçar, apertar as mãos e beijar não são permitidos em público. Qualquer intimidade em público entre homens e mulheres (inclusive entre adolescentes) pode levar à prisão.

Anota a regra básica para não errar e não chamar uma atenção desnecessária nas ruas do Qatar: use roupas que cubram dos ombros até os joelhos. Ou seja, calças, saias e vestidos são sucesso. Se o comprimento for pouca coisa acima do joelho, ainda não será um problema!

Roupas e vestimentas
Além disso, não é permitido ficar sem camisa nas arquibancadas e nos arredores do estádio.

O Catar mantém a pena de morte por fuzilamento ou enforcamento por crimes como assassinato, terrorismo, estupro, tráfico de drogas, traição e espionagem.

O Qatar também é apontado como o país mais seguro do mundo, com menor risco de desastres naturais, devido a sua posição privilegiada pelo Golfo Pérsico. Além disso, não existem roubos por lá e o Qatar é sede da Copa do Mundo de 2022.

Viajantes não podem entrar no país com cigarros convencionais nem eletrônicos. Fumar em locais públicos ou fechados também é passível de multa, que pode chegar a 500 riais catarenses (R$740,65).

De uma forma geral, mulheres não podem expor o corpo do pescoço até as pernas na altura das canelas ou calcanhares. E os homens do pescoço até os joelhos. As mulheres devem evitar roupas decotadas ou com as costas à mostra. Shorts e saias curtas devem ser evitadas.

Esta sala fechada é onde os passageiros podem fumar.

Na verdade, qualquer pessoa está habilitada a usar o adorno de cabeça. Apenas para contextualizar, xeique é um título árabe que tem mais a ver com respeito e vem da época pré-islâmica. De forma direta, significa um homem venerável com mais de 50 anos.

Vestimentas tradicionais chamam a atenção no país da Copa do Mundo de 2022. No Catar, os homens podem usar roupas comuns, mas a grande maioria circula com o dishdasha, espécie de túnica que cobre o corpo todo, em geral na cor branca.

No Catar, apenas os homens têm direito de ter mais de uma cônjuge. Sob a sharia, o país tem regras e leis restritivas em relação às mulheres. Lá, as cataris só podem se casar com autorização de um homem da família.

Não há vasos sanitários. A instalação é um buraco no chão, em que é necessário se agachar para utilizar. Também não existem pias como nós estamos acostumados.

Bebidas alcoólicas são proibidas para os moradores, mas os estrangeiros podem beber em hotéis. Para experimentar a cultura do Catar, visite um dos muitos terraços espalhados pela cidade em que você pode apreciar o narguilé.

A Cultura do Catar é fortemente influenciada pela cultura beduína tradicional, com influência menos aguda derivada da Índia, África Oriental e outros países do Golfo Pérsico. As duras condições climáticas da península obrigaram os seus habitantes a recorrerem ao mar para encontrarem sustento.

Doha (Qatar)
Há a indicação para que os visitantes evitem ombros à mostra e roupas acima dos joelhos. O site oficial do regime qatariano para o Mundial dá as recomendações sem distinguir gênero, mas afirma que "geralmente" as pessoas podem usar "a roupa que preferirem".