Pode cruzar Vira-lata com Pitbull?

Perguntado por: lflores . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Pitbulls têm uma mordida mais forte do que a maioria dos cães e, portanto, causarão mais danos. Mesmo se ele for misturado. Os Pitbulls têm maior probabilidade de atacar outros cães do que humanos.

Naturalmente, cruzamentos entre cães de duas raças ou com características diferentes acontecem. Como prova, basta pensar nos queridos vira-latas. No entanto, antes de fazer o encontro entre seu amigo e um pet de outra raça, é importante conversar com um veterinário para avaliar os riscos.

O vira-lata é a ausência de raça pura, e a origem pode ser qualquer mistura, entre qualquer raça ou entre outros vira-latas.

5) O cruzamento de Pitbulls com outros cachorros que não pertencem a mesma raça é uma caixinha de surpresas, tanto na personalidade quanto na aparência. No caso de um vira-lata com Pitbull, características físicas não vão seguir o padrão da raça, por exemplo, e ele deixará de ser um cachorro “puro”.

Ele vai atacar por medo do desconhecido — disse Rossi. Para o veterinário e adestrador Henrique Perdigão, a violência não é um comportamento inerente da raça. Segundo ele, pitbulls podem viver perfeitamente com crianças e com outros cachorros, desde que sejam treinados, educados por seus tutores.

Também chamado de Mastiff Paquistanês, é uma raça rara de cães do oriente médio, utilizada em rinhas. O Bully Kutta descende do extinto Alaunt, cães usados pelo Exército Persa em batalhas. Hoje a raça é usada no Paquistão como cão de guarda e como cão de briga.

O Pitbull não é um cão feito para brigar e muito menos para participar de eventos de rinhas ou outros tipos de crueldades. Ele é um cão grande e musculoso, mas isso não faz ele ser um cão que não sente dor.

Embora as características dos cães vira-lata (ou SRD) sejam extremamente variadas – justamente em função de não terem uma raça definida – a maioria dos cachorros desse tipo é de porte médio, e destacam uma pelagem de cores mais neutras, como cinza, bege ou mais puxada para o preto.

Uma maneira de ter uma perspectiva do tamanho de seu peludinho é avaliar se o tamanho das orelhas e patas do cão são grandes – até mesmo desproporcionais – em relação ao restante de seu corpo. Caso a resposta seja positiva, é um indicativo de que o filhote irá crescer para ser um cão de porte grande.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

15 anos

A expectativa de vida dos vira-latas, também chamados de cães sem raça definida (SRD) é de aproximadamente 15 anos. É difícil precisar o ciclo de vida deles, pois eles geralmente surgem a partir do cruzamento de diferentes raças de cachorros.

Existem quatro tipos de vira-lata: mestiços (que apresentam traços de uma ou duas raças), híbridos (com duas raças conhecidas), funcionais (criados com um propósito específico) e vira-latas de fato, que resultam no cruzamento de raças totalmente misturadas.

Também conhecido pela sigla SRD (Sem Raça Definida), o vira-lata não tem padrão nem origem conhecida, e por esse motivo não tem pedigree (documento que atesta a linha de ancestrais do cachorro). Mas isso não faz do cachorro vira-lata menos querido e amado.

Conheça os diferentes tipos de pitbull

  • American Pitbull Terrier.
  • American Staffordshire Terrier.
  • Staffordshire Bull Terrier.
  • American Bully.