Pode cruzar pai e filha coelho?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Você pode cruzar pais e filhas, mães e filhos, primos e assim por diante. A menos que você tenha muitos conhecimentos sobre genética e endogamia, não tente criar pares que estejam muito intimamente relacionados.

Quando o coelho não é esterilizado, ele pode apresentar um comportamento mais agressivo, o que é natural durante o seu período reprodutivo: os machos passam a demarcar território com urina, apresenta inquietação, pode morder e destruir alguns objetos. As fêmeas podem apresentar sinais bem semelhantes.

Em muitos casos, isto é devido a uma irritação da pele, embora possa também acontecer por stress, deficiências nutricionais ou quando as fêmeas prenhes removem o seu pelo para formar um ninho mole antes do parto.

O cruzamento entre pai e filha, ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma das melhores formas de gerar um cão de raça pura e saudável.

Você pode cruzar pais e filhas, mães e filhos, primos e assim por diante. A menos que você tenha muitos conhecimentos sobre genética e endogamia, não tente criar pares que estejam muito intimamente relacionados.

As fêmeas não sangram enquanto estão no cio, diferentemente das cachorras. Assim como as gatas, elas têm ovulação induzida pela excitação sexual, ou seja, o coito estimula a ovulação.

Se eles ficarem de pé sobre as patas traseiras, olharem ao redor e cheirarem, significa que eles estão curiosos. Por outro lado, quando batem palmas com suas patas traseiras, querem atrair atenção ou sinalizar perigo.

Já o tempo de gestação do coelho dura em média 30 dias, sendo bastante curto em comparação a outros mamíferos.

50 filhotes

Em média, a fêmea pode ter até oito filhotes por gestação. Considerando que ela entra no cio diversas vezes ao ano e a gestação é curta, uma coelha pode ter quase 50 filhotes por ano!

Muito se pergunta sobre quantas vezes uma coelha pode ficar prenhe e ter filhotes por ano, contudo não há uma resposta certa para essa pergunta. Em teoria, a gestação da coelha pode acontecer sempre que ela estiver no cio e houver monta, pois a ovulação só acontece quando há o estímulo de um macho.

O coelho reconhece o dono? Os coelhos costumam expressar seus sentimentos através de alguns sinais. Caso ele se sinta relaxado com você, ele pode apresentar alguns desses comportamentos: Deitar próximo a você: Se ele deixa junto a você, é porque sente segurança.

Já se notar seu coelho triste e prostrado, pode ser sinal de que alguma doença o está incomodando. Observe se ele tem apetite, se está usando o banheiro e procurando beber água, com os olhos brilhantes e pelagem sedosa. Caso contrário, leve-o ao veterinário.

Quando os coelhos sangram no nariz é preciso ter cuidado e atenção, visto que nem sempre este é um sintoma de um simples ferimento. De facto, o sangramento pode ser um sinal da doença hemorrágica viral dos coelhos.

Os coelhos têm um grito particularmente penetrante e perturbador que guardam para quando estão extremamente assustados ou sendo atacados. Se o seu coelho gritar, ele pode estar com dor ou em perigo.

Na verdade, a intencionalidade de cruzar cachorro mãe e filho de forma forçada, além de cruel e visar apenas o lucro, pode acarretar complicações genéticas. Isso acontece porque o filhote tem maior probabilidade de adquirir doenças ou apresentar deficiências, como consequência de um organismo mais frágil.

A resposta é não. O cruzamento entre irmãos é perigoso para a mãe e para os filhotes que vão nascer. Existem diversos problemas que podem aparecer na genética e na saúde do animal durante a gestação canina.

Continuar lendo Pode cruzar pai e filha?