Pode cruzar gato mãe e filho?

Perguntado por: rvarela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Mesmo que sejam criados juntos desde pequenos, isso pode ocorrer. No entanto, por questões genéticas, não é indicado. Quando uma gatinha fica gestante de um parente, há mais riscos de ter filhotinhos com problemas de formação.

O mais aconselhável é marcar a cirurgia de esterilização aproximadamente dois meses após o parto, para garantir o bem-estar dos filhotes e da gatinha. Isso porque é recomendado que os filhotes permaneçam em família por no mínimo oito semanas, momento a partir do qual se inicia o desmame dos gatinhos.

A cópula entre os dois é impossível. Mesmo que tivesse ocorrido, os números dos cromossomos das duas espécies impediriam o nascimento de um animal viável", explica o geneticista e biólogo Adil de Oliveira Pacheco, da Universidade de Passo Fundo, especialista que examinou os filhotes.

Como o cruzamento consanguíneo faz com que os filhotes nasçam mais parecidos com seus pais, que são parentes, criadores fazem este tipo de reprodução de uma maneira frequente. No entanto, quanto maior é a proximidade familiar de dois animais, maior o risco de um filhote nascer com alguma doença.

Na verdade, a intencionalidade de cruzar cachorro mãe e filho de forma forçada, além de cruel e visar apenas o lucro, pode acarretar complicações genéticas. Isso acontece porque o filhote tem maior probabilidade de adquirir doenças ou apresentar deficiências, como consequência de um organismo mais frágil.

Menos camundongos pode ser uma coisa boa. Mas gatos, caçadores naturais, também atacam pássaros e até mesmo animais maiores, como os coelhos.

Os coelhos têm uma grande sensibilidade perante as mudanças e ficam estressados com grande facilidade. Isto quer dizer que não podemos apresentar o gato assim de repente. É necessário que primeiro o coelho se habitue à sua gaiola e ao cômodo onde vai estar e, posteriormente à casa.

Pode pegar o coelho no colo
Além de saber se coelho gosta de carinho, outra dúvida comum é se esse bichinho de estimação pode ser colocado no colo. Sim, ele pode, mas também é preciso ter cautela, afinal, é possível que ele estranhe. Mais uma vez, o ideal é que ele seja acostumado desde pequeno.

Uma das medidas para prevenir a gravidez é a esterilização ou a castração da gata. Por outro lado, também existem tratamentos farmacológicos que podem provocar uma interrupção do mesmo, como contaremos a seguir. A aglepristona é uma antagonista do recetor de progesterona capaz de induzir o aborto em gatas.

A gravidez na gata dura normalmente entre 63 e 67 dias, mas pode ser difícil saber exatamente há quanto tempo uma gata está grávida. O período de gestação da gata pode variar entre 61 dias e no máximo 72 dias.

Afinal, quantos gatos nascem na primeira gestação das gatas? Não há uma quantidade exata, variando de quatro a seis filhotes. Em alguns casos, pode chegar até dez ou gerar somente um. No geral, a gata passa pelo processo sozinha, sem enfrentar problemas durante a gestação.

O homem é classificado como um animal, sendo que ele é um animal racional, de tal forma que mesmo que existe um cruzamento entre ser humano e cachorro seria impossível que se tivesse um filhote, pois os DNAs das duas espécies de animais são incompatíveis.

A maior alteração é a questão biológica. Entre elas, a quantidade de cromossomos entre cada um deles é diferente. O gato possui 38 cromossomos, enquanto o coelho, 44. Isso quer dizer que o cruzamento de gato com coelho resultaria na má formação do feto e em possíveis doenças que a mãe pode gerar.

Uma gata pode ter em média 3 a 4 gestações por ano e a cada 3 e 4 meses também! Mas lembramos que isso não é uma regra, ou seja, sua felina pode ter somente uma gestação ou até mesmo nenhuma. Considerando os números anteriores, se em cada ninhada 5 gatos bebês nascerem, serão praticamente 20 gatinhos em sua casa!

Problemas que devem ser evitados
Como os cães menores costumam ser os "anões" da ninhada, isso pode resultar em um número de doenças genéticas e outros problemas. Se uma mãe tímida procriar com um filho que tenha a mesma característica, os filhotes poderão ser todos muito tímidos por natureza.

A resposta é não. O cruzamento entre irmãos é perigoso para a mãe e para os filhotes que vão nascer. Existem diversos problemas que podem aparecer na genética e na saúde do animal durante a gestação canina.

É de extrema importância que sejam feitos cálculos preventivos de chances de doenças genéticas e cuidados especiais durante a gestação canina, nascimento e acompanhamento dos filhotes. Portanto, não se deve colocar parentes ou irmãos para cruzar, pois as chances de nascerem descendentes doentes são elevadas.

O cruzamento entre pai e filha, ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma das melhores formas de gerar um cão de raça pura e saudável.

Por mais fofos que sejam, o tutor não deve tocar nos filhotes, pois isso pode causar até mesmo a rejeição da mãe. A fêmea reconhece os filhos por um cheiro característico, que pode ser afetado pelo toque humano.

Afinal, por que um gato come rato? O motivo de um gato gostar de comer rato é devido à sua origem: os felinos são caçadores, eles têm um instinto natural de caça.

Coelhos. Pode ser fofinho, mas a carne de coelho é muito apreciada e também está legalizado para abate no país.