Pode cozinhar feijão com bicho?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Fora isso, não existem riscos à saúde e nem possibilidades de intoxicações ou qualquer outro problema digestivo. Portanto, não faz mal comer feijão com caruncho. Desde que, é claro, você elimine as pragas e os grãos comprometidos e cozinhe apenas os grãos que estão bons. O caruncho pode atacar uma série de alimentos.

Algumas pessoas já identificaram pontinhos brancos no feijão que podem ter aspecto similar ao de larvas. Contudo, isso é um mito. O que ocorre é que algumas variedades do grão, como o carioca, ao serem cozidas podem soltar um broto, o sistema embrionário do feijão.

Todas as embalagens já abertas devem ser colocadas em potes hermeticamente fechados. Se notar a presença dos carunchos, jogue imediatamente o alimento fora e lave os potes com água e sabão. Todos os resquícios devem ser eliminados, inclusive os ovos, para que se evite uma nova infestação.

Pote de vidro
Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

Desta forma, a atitude a se ter é simples: selecione o feijão antes do consumo e fique atento, se algum flutuar, pode descartar. Caso algum deles escape de sua vista, os especialistas alertam: os bichos não resistiriam ao cozimento na panela de pressão.

O caruncho é um inseto que destrói alimentos e outros materiais, como o papel e a madeira, e pode ser encontrado, por exemplo, em pacotes de feijão, arroz, macarrão, entre outros. Ele pertence a duas classes de insetos: os fitófagos, responsáveis pelo ataque às comidas, e os xilófagos, que deterioram madeira e papel.

Carunchos são pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinhas, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

Use ervas para deter os gorgulhos.
Algumas folhas de louro podem ser colocadas dentro de cada recipiente de grão, farinha e cereal. Use as outras ervas nas prateleiras da despensa, ou eles podem mudar o sabor dos grãos.

Segundo especialista, bichinhos não afetam a saúde; principal causa da sua aparição nos alimentos é o armazenamento em longo prazo. Seja no arroz, na farinha ou no feijão, é comum abrir um pacote e se deparar com eles.

Para saber se o feijão é velho ou novo morda um feijão cru se for macio ele é novo se estiver duro demais é velho. Os grãos que boiarem na água quando colocar de molho também devem ser desprezados pois podem estar ocos.

Caruncho do feijão (Zabrotes subfasciatus)

A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.

Eles utilizam garrafas pet para estocar alimentos desidratados, como arroz e feijão, que, se alocados da forma correta, podem durar até 30 anos.

O feijão cozido costuma durar apenas 3 a 5 dias na geladeira e você deve armazená-lo em um recipiente preferencialmente de vidro e bem vedado. Você também pode dividir o feijão em alguns potinhos, calculando mais ou menos uma porção individual, e armazená-lo no freezer durante 2 meses.

O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

Se o descarte não for possível, por se tratar de embalagens maiores, como arroz e feijão, é possível salvar o alimento se a infestação for pequena e com poucos insetos. Basta colocar o pacote no congelador por 24 horas para interromper o ciclo de reprodução dos carunchos.

Detergente, vinagre branco e sabão de côco podem ser usados na limpeza. A pulverização de vinagre em madeiras em início de infestação também é apontada como um remédio caseiro eficaz para matar esses insetos. Ainda no caso de móveis, manter eles limpos é fundamental para ajudar a prevenir esses insetos.

Eles apresentam dois pares de asas e têm uma estrutura externa rígida, brilhante, que os protege de eventuais perigos. Apesar dessa descrição física, nem sempre você consegue notar a presença de carunchos no ambiente. Isso porque eles são bem pequenos – um inseto adulto não passa de 3 milímetros de comprimento.

Gorgulho-do-Feijão-de-Corda
Ocorrência: Esse inseto ataca os feijões do gênero Vigna. Como no Nordeste do Brasil a maioria do feijão plantado e consumido pertence a esse gênero, o caruncho mais importante dessa região é este que acabamos de ver, considerado a principal praga do feijão Caupi armazenado.