Pode cortar Vonau no meio?

Perguntado por: aqueiroz4 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Ao serem partidos ao meio, medicamentos desenvolvidos para liberar a substância ativa gradualmente no organismo podem perder o efeito ou fazer com que o corpo absorva uma dose maior que a indicada, ampliando o risco de casos de intoxicação.

Segundo os fabricantes, os comprimidos que podem ser cortados ao meio possuem um sulco para direcionar a divisão. Mas atenção: nem todos os comprimidos que apresentam esse detalhe podem ser divididos! Por isso, antes de recorrer a essa prática, sempre converse com o médico ou o farmacêutico.

Quando é indicado cortar? Apesar da contraindicação no geral, a divisão do comprimido pode ser sugerida em dois casos: Quando a orientação dos especialistas é que o paciente aumente a dose de um remédio aos poucos; Quando o paciente deve parar de tomar a medicação, mas gradualmente, em um processo chamado de “desmame”.

Não se deve cortar comprimidos revestidos ao meio
Ao serem partidos ao meio, medicamentos desenvolvidos para liberar a substância ativa gradualmente no organismo podem perder o efeito ou fazer com que o corpo absorva uma dose maior que a indicada, ampliando o risco de casos de intoxicação.

A melhor forma de lidar com o vômito pós medicação é com bastante calma e paciência. Vômitos pós-medicação são bastante comuns, veja algumas orientações úteis para esse caso. Se o vômito for logo em seguida à medicação, aguarde de 30 a 40 minutos e repita.

O mesmo vale para medicamentos em cápsulas: não abra e dissolva o pó em água, a menos que seu médico tenha instruído para que tome dessa forma. E também, nada de deixar os remédios dissolvendo na boca. Isso só pode ser feito caso eles sejam desenhados para esse uso.

O comprimido não revestido possui uma ou mais camadas sem revestimento, cuja formulação consiste da mistura do princípio ativo em pó com substâncias que dão liga.

Os comprimidos revestidos e redondos podem se romper ou se partirem não igualitariamente. Recomenda-se evitar a partição de comprimidos não sulcados e ter o máximo de cuidado quando partir comprimidos pequenos, especialmente se forem revestidos e arredondados, dado a dificuldade de localização do meio.

Isso porque os sistemas de tratamento de esgoto não conseguem eliminar algumas substâncias dos medicamentos, que acabam contaminando o meio ambiente, podendo, assim causar danos aos seres vivos que nele habitam.

Não cortar uma grande quantidade de comprimidos e armazenar as metades todas para facilitar as tomas. Isto pode comprometer a estabilidade do medicamento. Cortar um comprimido de cada vez, preferencialmente na altura da toma, e guardar apenas a outra metade não ingerida para a toma seguinte.

Um comprimido revestido, além de não ter o sulco, muitas vezes é produzido em formato que dificulta ainda mais o corte. Como forma de gota, semiesféricos, triangulares.

Quando um medicamento é retirado da embalagem original ele entra em contato com a umidade, luz, ar e esta exposição indevida estraga o medicamento, diminuindo sua validade e sua efetividade.

Apesar de parecer inofensivo, decidir por interromper um tratamento, sem antes consultar um médico, tem consequências graves e que impactam a nossa saúde. Cada medicação tem um tempo de ação, que deve ser respeitado, para evitar a ocorrência de recaída.

1/2 é o mesmo que meio ou metade de algo, utilizado para se referir a fração de determinada coisa que deve ser dividida igualmente em duas partes separadas. A fração 1/2 é bastante comum em livros de receitas, neste caso com o intuito de representar que a pessoa deverá utilizar apenas metade do respectivo ingrediente.

O que é um medicamento sulcado? Segundo Giovanna, o sulco pode permitir que se divida o remédio ao meio, seja para ajuste de dosagem ou por dificuldade de deglutição, prática conhecida por partição.

Vonau Flash é receitado para prevenir e tratar náuseas e vômitos.