Pode cortar vidro temperado com Makita?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Não existe nenhuma ferramenta capaz de cortar o vidro temperado sem danificá-lo, nem mesmo as mais conhecidas serras Makita, com seus vários modelos. Também não é possível cortar o vidro temperado usando qualquer tipo de ferramentas especiais, como por exemplo, corte por jato de água.

O mais conhecido e utilizado por vidraceiros em todo mundo é o Toyo TC 90. O cortador Toyo TC 90 é ideal para corte de vidros e espelhos que vão de 2mm a 12mm. O produto conta com maior desempenho e durabilidade. A forma de fiação proporciona cortes mais precisos, evitando a perda do vidro.

O vidro temperado costuma ser identificado em um dos cantos, apresenta pequenas ondulações em sua superfície (resultado do processo de fabricação) e pode ser detectado mais facilmente através de luz polarizada; já a laminação é possível perceber através da presença de uma 'linha' na borda do vidro, indicando a junção ...

Sulfeto de níquel
Dessa forma, o vidro, quando aquecido pela luz do sol, pode apresentar pequenas fissuras formadas na sua superfície. Por isso, devido à dilatação, ocorre a quebra “espontânea” do vidro temperado.

Um dos mais utilizados por vidraceiros é o cortador de vidro com ponta diamantada, que se fixa firmemente no material e corta vidros de até 10mm. Sua vida útil é longa, podendo cortar mais de 10kg de vidro. Outro tipo de cortador de vidro é o de rolo, feito de uma liga extremamente dura de cobalto e tungsténio.

O corte de vidro temperado não pode ser realizado, exceto por meio de uma máquina de cortador especial a laser e sendo manuseada por profissionais qualificados e também através do processo de recozimento do vidro.

Existem milhares de itens que podem ser reaproveitados, alguns desses exemplos são:

  1. Box antigo de banheiro;
  2. Portas;
  3. Quadros;
  4. Espelhos;
  5. Pisos e azulejos.

O vidro temperado pode quebrar por razões diversas, além da inclusão de Níquel sulfeto, como por carga de impacto, contato de vidro com metal, blocos de apoio/fixação muito rígidos, etc.

O correto é substituir o querosene e outros solventes tóxicos pelo desengraxante à base de água alcalino. O desengraxante alcalino industrial é altamente seguro por ser ecologicamente correto, biodegradável (se decompõe facilmente na natureza) e não inflamável.

Existem ferramentas de corte manuais, como o alicate ou o serrote. E as ferramentas de corte elétricas, como a serra copo, por exemplo.

Resposta. Pois o diamante tem maior dureza em relação ao vidro, logo ele "quebra" a resistência do vidro. É observado a propriedade de Dureza.

Apesar de serem produzidos com vidro temperado, que é um material muito resistente, o ideal é evitar colocar panelas ou utensílios quentes e pesados diretamente sobre a mesa de vidro (essa recomendação é aplicável somente para as peças com trempes, que não são devidamente preparadas para esse tipo de procedimento como ...

Dentre as principais diferenças, podemos citar: O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente que o vidro comum e, por extensão, também cinco vezes mais resistente que o vidro laminado comum; O vidro laminado oferece uma segurança maior contra desprendimentos ou quedas de estilhaços.

Assim como todos os outros tipos, é uma variação do vidro comum. Para se tornar mais resistente e adquirir outras características – explicaremos cada uma delas ao longo deste texto – ele passa por um processo de têmpera. É por conta desse método, também, que ele ganha o nome de vidro temperado.

O vidro temperado pode resistir a impactos 5 vezes mais fortes do que o vidro comum. Além disso, é ótimo para suportar peso, choques térmicos e, caso quebre, não gera fragmentos que possam causar ferimentos.

O vidro temperado é um vidro mais resistente que o vidro comum. Ele é denominado vidro de segurança devido às suas qualidades, como a resistência e menor risco ao usuário em caso de estilhaçamento.

O preço médio do m² de um vidro temperado incolor e com espessura de 6 mm é de R$ 250.