Pode cortar o pau-brasil?

Perguntado por: nsubtil . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Hoje, o pau-brasil encontra-se protegido por lei e não pode ser cortado para fins de florestas comerciais. Seu uso é permitido apenas para fabricação de arcos de violinos.

LEI Nº 6.607, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1978.
Declara o Pau-Brasil árvore nacional, institui o Dia do Pau-Brasil, e dá outras providência .

45. Cortar ou transformar em carvão madeira de lei, assim classificada por ato do Poder Público, para fins industriais, energéticos ou para qualquer outra exploração, econômica ou não, em desacordo com as determinações legais: Pena – reclusão, de um a dois anos, e multa.

A mão-de-obra utilizada nessa atividade era majoritariamente indígena e as árvores eram enviadas do litoral da colônia até Portugal para que lá a tinta fosse extraída e a madeira se transformasse em móveis. Eram os indígenas que derrubavam as árvores, as cortavam e as transportavam até os navios.

Os índios cortavam as árvores e as levavam até os navios portugueses na beira do mar. O navegador francês Binot Paulmier de Gonneville, em viagem ao Brasil, em 1504, tem o primeiro contato com essa madeira. Em 1511, ocorre a primeira exportação de pau-brasil, para Portugal.

Tipos de madeira de lei e seu uso

  • Cedro-Rosa. O cedro-rosa é uma árvore nativa brasileira com altura que varia entre 10 e 25 metros e que está ameaçada de extinção. ...
  • Andiroba. A Andiroba é uma árvore de grande porte, nativa da Amazônia e que pode atingir os 30 metros de altura. ...
  • Angelim. ...
  • Ipê ...
  • Jacarandá ...
  • Jatobá ...
  • Mogno. ...
  • Peroba.

O Kynam — ou kyara como é conhecido na Ásia — é um tipo extremamente raro de pau-de-águila, uma árvore utilizada na produção de incenso e perfume.

Hoje sua madeira é empregada na confecção de arcos de violino. O corante extraído de seu tronco, a brasilina, foi muito utilizado para tingir tecidos e fabricar tinta para escrita. Atualmente poucos exemplares desta espécie são encontrados em estado nativo devido à intensa exploração extrativista.

Para assegurar os interesses da Coroa Portuguesa, desde os primeiros momentos, a exploração do pau Brasil foi regulamentada e dependia de autorização expressa da Coroa e do pagamento de taxas que garantiam que a riqueza não fosse retirada do país sem vantagens para os portugueses.

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo também concluíram que as sementes do pau-brasil contam com proteínas de ação anti-inflamatória e anticoagulante, com potencial de uso em doenças como psoríase e, até, no tratamento do mal de Alzheimer.

Qualquer árvore que estiver com a sua estrutura comprometida ou oferecendo perigo à fiação elétrica, independentemente da espécie, pode ser podada e, em casos extremos, cortada. É sempre necessário ter autorização da prefeitura, para a poda ou o corte de qualquer tipo de árvore.

A multa para quem descumprir a lei, é de 10 (dez) Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP), totalizando R$ 290,90 por árvore.

De acordo com ele, a população só pode fazer o corte da árvore que caiu com os ventos se ela estiver causando alguma interferência, mas ainda assim é necessário avisar aos órgãos ambientais competentes.

A Lei 9.605/98, elaborada com o objetivo de trazer punições administrativas e penais para condutas e atos que causem danos ao meio ambiente, trouxe a descrição de diversos crimes ambientais.

Quem constatar que uma árvore corre risco de cair, deve acionar o Corpo de Bombeiros, que é quem realiza supressão em caráter de urgência. No caso de podas de árvores, a solicitação deve ser feita à Prefeitura.

Com a poda, ela pode crescer mais forte e saudável. É mais ou menos como aparar as pontas do cabelo. Isso faz com que os fios cresçam mais rápido e fortalecidos. Além disso, as árvores podem ser podadas para evitar que se tornem “causa” de problemas.

Jacarandá

Você deve ter dúvidas de qual madeira mais cara do mundo. E a resposta é simples, a madeira mais cara do mundo é chamada de Jacarandá, tipicamente brasileira.

Só que o organismo de um cupim não consegue digerir a celulose. Ele precisa da ajuda de parasitas que vivem no intestino. As bactérias produzem celulase, enzima que quebra as células vegetais. Protozoários ou fungos também podem viver no corpo do animal e aproveitar a celulose ingerida.

De acordo com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Ipê tem o título de madeira mais resistente do mundo. Por isto é que madeira Ipê é a mais valorizada internacionalmente para construção de decks (Deck Ipê Tabaco, Deck Ipê fêmea / fêmea, e, Deck Ipê f/f).