Pode cortar o cabelo degradê no Exército?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Degradê O corte degradê é uma tendência que parece permanecer por muitos anos, afinal, ressurgiu em meados do ano passado com diversas versões e continua com toda a força no visual masculino. Ele pode ser inserido em diversos cortes de cabelo, principalmente o militar.

Assim, durante a Segunda Guerra Mundial, se impôs definitivamente o barbear e o corte de cabelos, considerando a padronização da tropa, a higiene dos militares e, também, em razão da segurança destes, que podiam prender os cabelos em armas, causando acidentes até mesmo fatais.

É permitido aos oficiais, Subtenentes e Sargentos o uso de bigode, desde que discreto, aparado, não ultrapassando as comissuras labiais, devendo constar da Carteira de Identidade do militar.

Se um tem de cortar o cabelo, TODOS tem de cortar o cabelo. Isso é Forças Armadas.

2 a 5 centímetros
Militar: Os cortes militares costumam ser para tamanho de cabelo curtos, assim como no exército, em algumas exceções com pequenos topetes. Para ter estilo, uma boa dica de corte de cabelo masculino militar é deixar as laterais menores e focar o volume no topo.

O cabelo curto deverá ser usado com penteado tradicional, não podendo o seu comprimento ultrapassar a altura da gola do uniforme. Nos casos de cabelos longos ou médios, estes devem estar presos em coque, com "redinha" na cor do cabelo.

#ConheçaSeuExército - quando estão utilizando uniforme, os militares não podem usar barba. A única exceção é quando, por motivo de saúde, o militar é autorizado a usar barba temporariamente. Nesse caso, o uso do uniforme é restrito ao interior dos quartéis. Regina Knopf e outras 6.901 pessoas curtiram isso.

No estio low fade, ou degradê baixo, a linha de início é bem marcada e fica mais próxima às orelhas, com no máximo dois dedos de distância. A ideia é que não apareça nenhuma marca de divisão de tamanhos dos fios, para que a linha de sequência fique natural.

Fade Haircut ou corte degradê é um tipo de estilo que ganhou muita popularidade entre os homens estadunidenses nas décadas de 1940 e 1950, principalmente entre os militares, que possuíam um dress code muito rígido que se estendia também ao corte de cabelo.

Para conseguir o estilo degradê raspado, os barbeiros costumam utilizar as os pentes um ou dois nas máquinas de corte profissionais. Eles conferem um resultado de fios bem rentes ao couro cabeludo, facilitando assim os cuidados no dia a dia.

Sobre os acessórios, o regulamento reforça a proibição de piercing nasal, de língua, labial, de face, na sobrancelha e na orelha. Há ainda limitação de um cordão no pescoço, desde que seja metálico ou em tecido.

- a coloração artficial do cabelo pode ser feita somente nas cores naturais do cabelo humano (loiro, loiro escuro, ruivo, castanho, castanho escuro, preto, grisalho e branco), em tonalidades discretas e compatveis com o uso do uniforme militar, sendo vedada a alternância de cores na coloração artficial.

De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.

Art. 69 Só em caso de flagrante poderá o militar ser preso por autoridade policial, militar ou civil.

Não é permitido piercing, boné e brincos. Também é necessário portar o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e RG. Quem for convocado e não se apresentar ficará em falta com o Serviço Militar Obrigatório.

Unhas pintadas com esmaltes claros, brincos pequenos, uma pulseira e um anel em cada mão. Isso é o máximo permitido, segundo as regras.

Segundo ele, os jovens devem vir vestidos com calça, sapato fechado, camisa ou camiseta. “Todos os anos, muitos jovens são impedidos de participar do juramento, por conta da roupa. É proibido vir de shorts, chinelos, camiseta regata ou de time. Nesses casos, o juramento fica para o ano seguinte.”