Pode cortar internet por falta de pagamento?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A suspensão e a rescisão contratual por falta de pagamento pode ser feita pela Anatel, segundo a Resolução nº 632/2014. As operadoras podem fazer uma suspensão parcial, diminuindo a velocidade, ou até mesmo efetuar a suspensão total (cortar a internet por falta de pagamento).

A lei do consumidor diz que após 15 dias de atraso na conta,a empresa pode reduzir a velocidade da internet e após 30 dias de atraso cortar o sinal. Mas na na vip estão cortando o sinal 100% com 6 dias de atraso da fatura.

Portanto, não há um número mínimo de faturas não pagas para que a empresa distribuidora possa cortar a energia. Contudo, a suspensão não pode ser superior a 90 dias, contados da data da primeira fatura vencida e não paga, exceto se o corte se deu por determinação judicial.

Corte pode vir com apenas uma conta atrasada
Ou seja, a companhia elétrica pode cortar a luz da casa do consumidor inadimplente com apenas uma conta em aberto. Porém, isso não significa que, logo após o pagamento da conta ficar em atraso, a energia elétrica de uma casa será cortada.

O cliente pode utilizar a opção “Desbloqueio em Confiança” pelo Fone ou Whats 0800 930 3030 ou ainda no chat do site. O sinal será desbloqueado na hora e o assinante terá até 72h para regularizar sua mensalidade.

O Código de Defesa do Consumidor não menciona expressamente a internet, uma vez que o comércio eletrônico não era algo tão comum quando a lei foi editada, mas esse tipo de compra se enquadra perfeitamente no conceito de contratação fora do estabelecimento comercial.

Segundo a ANATEL, "a partir do recebimento da declaração ou comprovação do pagamento feita pelo consumidor (...), a prestadora deve reativar o serviço em até 24 horas". Ou seja, não são QUATRO DIAS!

Com 15 dias após o primeiro aviso de cobrança, poderá ocorrer o bloqueio parcial, sua internet será reduzida e você não poderá mais fazer ligações. Após 45 dias do primeiro aviso de cobrança, esse bloqueio pode ser total, sem acesso à internet, além de não fazer nem receber chamadas.

Em 2020, o atual presidente do Brasil, sancionou a Lei 14.015, de 2020, lei que proíbe corte de energia na sexta-feira, sábado, domingo, feriado ou no dia anterior a feriado, por inadimplência do usuário.

Quantas contas posso ter em atraso até que a Energisa realize o corte de energia do meu imóvel? Conforme determina a Resolução N° 414 da ANEEL artigo 173, a concessionária poderá suspender o fornecimento de energia por atraso no pagamento das faturas após 15 (quinze) dias da entrega da notificação.

A distribuidora de energia pode realizar o corte somente depois de encaminhar uma notificação escrita sobre o débito. Além disso, a entrega da fatura ao consumidor deve ser comprovada e o aviso de corte deve ser realizado ao menos 15 dias antes.

Juros por atraso: podem ser cobrados juros em caso de atraso. Geralmente esse valor é maior que 10% ao mês. Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): ao atrasar o pagamento da fatura, é preciso arcar com uma taxa de IOF de 0,38% do valor devido, além de uma taxa diária de 0,0082% até que tudo seja quitado.

Sim, os consumidores que ficarem com as contas de luz atrasadas podem ter o serviço interrompido e sofrer corte de energia. Entretanto, não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia.

Contas atrasadas: saiba por onde começar a se livrar delas

  1. Identifique suas dívidas.
  2. Faça o diagnóstico financeiro.
  3. Renegocie as suas dívidas.
  4. Evite fazer novos endividamentos.
  5. Crie metas para o seu dinheiro.
  6. Invista em educação financeira.
  7. Busque uma renda extra para se livrar das dívidas.
  8. Crie uma reserva de emergência.

Opções para recuperar a internet

  1. Reiniciar o modem.
  2. Troque o wi-fi pelo cabo LAN.
  3. Checagem dos cabos.
  4. Mude o canal da rede wi-fi.
  5. Reveja sua senha de proteção.
  6. Avalie programas, firewall e vírus.
  7. É hora de ligar para o SAC.
  8. Consumidor tem direito ao reembolso.

O site SpeedTest oferece gratuitamente a medição online da velocidade da sua conexão para download e também para upload. Basta entrar no site e clicar no botão “Já” e o teste se inicia automaticamente, trazendo os resultados em apenas alguns segundos.

Para saber se a sua internet está sofrendo com traffic shaping, basta fazer o teste de conexão. Com o MinhaConexão você pode observar os dados da sua internet várias vezes ao longo do dia, procurando limitações. Para tal, basta fazer o teste. É rápido, simples e sem custos.

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.

Código de defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.