Pode cortar as pontas queimadas da planta?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Antes de tudo, elimine a causa do problema que provocou as queimaduras. Depois, se você quiser dar um melhor aspecto para suas plantas, corte fora as pontas queimadas, num ponto dentro da área da queimadura, de forma que o corte não atinja as partes ainda vivas da planta.

Se as suas plantas estão queimadas pelo sol e desidratadas, o melhor remédio é colocá-las num lugar em que não estejam em contacto com o sol e regá-las diariamente até ficarem hidratadas.

Folhas secas e flores murchas também precisam ser removidas. Para fazer nascer um novo ramo, corte-os logo acima do pequeno nó e para remover o galho todo, corte-o rente ao caule ou ramo maior. - Em algumas plantas existe um galho que costuma ser maior e mais “vivo” que os outros.

Um dos fatores pode ser tanto pela falta de água como pela irrigação excessiva. Se suas folhas estão secas, é evidente que a frequência de irrigação precisa ser aumentada. Da mesma forma, o motivo para as suas folhas estarem escuras também pode ser por conta de muita água.

Para ter uma folhagem verde, a limpeza da folha também precisa ser frequente. A baixa produção de clorofila causada pela falta de luz, com o tempo deixa as folhas da planta mais amareladas e causando a longo prazo até a morte dela. Por isso, a limpeza e exposição à luz são tão importantes.

Se a folha tiver pontos marrons pequenos nas bordas ou na ponta, ela ainda consegue produzir energia para a planta por meio de fotossíntese. Porém, se ela estiver quase toda marrom e seca, não produz energia e pode ser removida.

Folhas secas e flores murchas também devem ser retiradas. Algumas árvores costumam produzir um ramo que se diferencia dos demais por ser grande, vigoroso e com crescimento muito superior aos outros. Chamado de galho-ladrão, ele rouba a força dos outros ramos e atrapalha o desenvolvimento da planta.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

O primeiro sinal que a planta está com sede é a mudança de tonalidade. "A folha fica com um verde mais escuro quando está com falta de água. E mais opaca, sem viço", diz a presidente da Associação Nacional de Paisagismo (ANP), Eliana Azevedo. O passo seguinte dela - se não receber água - é murchar e, depois, secar.

A falta de umidade do solo não pode atender totalmente às necessidades de água da planta. Em outras palavras, as culturas não podem repor a umidade perdida após a evaporação e transpiração, enquanto os sais solúveis ficam na folhagem, causando a queima do fertilizante na folha.

Apare as folhas mortas e galhos secos
Com muito cuidado retire todas as folhas mortas de sua planta, sempre com muita atenção em relação aos brotos pois, mesmo com aspecto estranho eles possuem grande potencial de crescimento. Quando for cortar os galhos, comece pelo topo e apare uma pequena quantidade por vez.

Se você acha que ela está com excesso de água, dê uma pausa nas regas para o problema não ficar ainda pior. Só volte a pôr a água quando você tiver certeza de que as raízes e o solo estão secos.

Água demais pode afogar a planta e, por consequência, apodrecer as raízes. O contrário também acontece, quando a planta não recebe a quantidade adequada de água, as folhas ficam amareladas — mais na parte inferior —, secam e caem. Nesse cenário, você deve regar até que a água escorra pelos furinhos de drenagem.

Para manter o equilíbrio ideal de água em seu interior, as plantas precisam transpirar, porém quando a umidade do ar está elevada, a transpiração vegetal pode ser lenta demais e nesse momento que os hidatódios entram em ação, para compensar a transpiração, inclusive à noite.

Claudia, queimaduras nas pontas do lírio-da-paz costumam ser sinal de falta de nutrientes ou de ar muito seco. O primeiro caso é bem fácil de resolver: basta acrescentar um pouco de composto orgânico à terra do vaso e mexer bem, regando por cima depois.

Regue a Planta – Coloque uma pequena quantidade de adubo, regue a planta e depois coloque o restante. Esse processo ajuda a distribuir os nutrientes com mais facilidade e harmonia. Incorpore o Adubo ao Solo – Evite que ele fique próximo à raiz e do caule. Além disso, não o deixe exposto.

Plantas usam açúcar produzido na fotossíntese para saber a hora.

Por isso, a dica para as plantas morrendo é investir em alimentos saudáveis, ou seja, “turbinando” a mistura de adubos usados em seu vaso. Para recuperar plantas morrendo vale usar borra de café, um tipo de adubo orgânico e fácil de encontrar para fornecer mais nutrientes para a sua plantação.

Na jardinagem ele age como uma camada de proteção para as plantas, auxiliando no controle do nível de água. É uma ótima camada de drenagem, assim como a argila expandida. Porém, o carvão se destaca por também ajudar no combate a insetos, odores desagradáveis e impurezas presentes no substrato.

Na maioria dos casos, é ideal fazer a poda quando surgem os ramos laterais, cortando os mais baixos e não produtivos. Além disso, é recomendado realizar a poda quando a planta tem menor atividade metabólica, o que acontece geralmente no inverno ou após a frutificação ou floração.

Nunca corte as folhas verdes e saudáveis, apenas as que estão murchas. Se notar que um galho todo está prejudicado, não há problema em retirá-lo com a tesoura. Termine cortando os galhos mais longos, mas sempre evitando o caule.