Pode cortar árvore em terreno particular?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Qualquer poda ou corte de árvore em área particular é de responsabilidade do proprietário.

Conforme a nova regra sancionada em dezembro de 2019, o corte de árvores em propriedade privada ou pública, fica a cargo da autorização, por escrito, do subprefeito da região e deve ser executado por uma empresa de corte de árvores especializada.

A multa para quem descumprir a lei, é de 10 (dez) Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP), totalizando R$ 290,90 por árvore.

Esse serviço deve ser solicitado pelo dono do imóvel ou por meio de procuração. Os documentos necessários são: - Se pessoa física: CPF e carteira de identidade. - Se pessoa jurídica: Cartão do CNPJ, CPF do responsável legal e contrato social.

Para corte de árvore é necessário apresentar uma relação de documentos para conseguir a autorização dentro de três dias, mesmo quando a árvore está dentro de propriedade particular. “Para qualquer tipo de corte é preciso fazer a solicitação pessoalmente e abrir processo administrativo.

Mantêm o solo no lugar que, de outra forma, seria levado pela chuva, e suas estruturas radiculares ajudam as comunidades microbianas a prosperar. Sem árvores, as áreas anteriormente florestadas se tornariam mais secas e propensas a secas extremas. Quando a chuva chegasse, as inundações seriam desastrosas.

Art. 7º Qualquer árvore poderá ser declarada imune de corte, mediante ato do Poder Público, por motivo de sua localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes.

Para o procedimento é necessário abrir um processo administrativo apresentando documentos pessoais e a localização precisa das árvores. Somente o proprietário do imóvel ou representante legal poderá fazer o requerimento.

Prefeitura – Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
Ainda, caso o denunciante deseje permanecer anônimo, ele pode ligar para o número geral da Prefeitura Municipal de São Paulo: fone 156.

Sendo assim, os vizinhos devem ser respeitados, e nenhuma parte da árvore do vizinho deve ser cortada sem autorização ou notificação, embora o artigo do Código Civil autorize o corte em parte, é bom manter o bom relacionamento com a vizinhança. Conforme o Artigo 1283 do Código Civil que prevê: Art. 1.283.

Cortar ou podar árvores sem autorização do Município é crime ambiental passível de multa.

O preço médio para podar árvores grandes é de R$ 450. A poda de árvores grandes costuma ser realizada tanto para manter o aspecto bonito da mesma como para controlar seu crescimento.

Você já se perguntou por que algumas árvores não podem ser cortadas segundo as leis brasileiras? A resposta é simples: essas árvores são extremamente importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental e garantem a sobrevivência de muitas espécies que dependem delas.

Já as floresta secundárias em estágio inicial de regeneração, o corte de vegetação é permitido em 100% da área de cobertura vegetal. Nos casos de vegetação exótica, como os Pinus e Eucaliptos, o corte de vegetação independe de licença ambiental e compensação, pois são especies que não são nativas do nosso território.

Após a independência do Brasil essas regras deixaram de valer, mas o nome madeira de lei é utilizado até hoje para definir as espécies mais resistentes e valiosas comercialmente. Com a ampliação do termo, árvores como ipê, mogno, jacarandá e cedro passaram a ser consideradas madeira de lei.

Termo de autorização de retirada dos Correios: o que deve constar?

  1. Nome completo do destinatário.
  2. RG e/ou CPF do destinatário.
  3. Nome completo de quem irá retirar a encomenda.
  4. RG e/ou CPF de quem irá retirar a encomenda.
  5. Código de rastreio da encomenda.
  6. Assinatura do destinatário.