Pode correr 5 vezes por semana?

Perguntado por: mornelas . Última atualização: 8 de maio de 2023
3.9 / 5 11 votos

Pode correr todos os dias? Depende. Atletas avançados podem tirar benefícios de treinar todos os dias, mas esses são casos muito específicos. Corredores amadores precisam de ao menos um dia de descanso completo na semana e isso vai depender do nível da cada pessoa.

Algumas orientações gerais a seguir: Quanto mais longa for a corrida para a qual você está treinando, mais quilometragem você geralmente precisará, no mínimo. Para um maratonista, o mínimo é provavelmente 40 à 50km por semana e para provas de 5km, 15 à 25km por semana.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Correr três dias (dias alternados) por semana é suficiente para estimular as adaptações fisiológicas para ficar em forma ou manter um nível de condicionamento físico atual.

É possível ganhar massa muscular correndo? Sim!

Com o tempo, a corrida diária pode acarretar lesões nos músculos ou articulações, principalmente inflamações (algo bem característico do excesso de treinos).

35 minutos

Como muitas provas de corrida abrangem essa distância, este número passa a ser o primeiro desafio dos iniciantes. Alcançar o objetivo de 5 km significa desenvolver, principalmente, resistência aeróbia para correr por 35 minutos em média, em ritmo moderado.

Para muitas pessoas, correr duas vezes no mesmo dia é algo distante. Mas, você sabia que a prática pode contribuir em vários aspectos? Em primeiro lugar, uma das principais vantagens de correr duas vezes ao dia é melhorar o tempo de recuperação.

Correr 4 vezes na semana tem sido o “número mágico” para grande parte dos corredores que já treinam corrida há algum tempo. Ele permite bons dias de descanso, ao mesmo tempo que garante um volume relevante em termos de quilometragem.

Em regra geral, recomenda-se tirar um dia de descanso por milha percorrida. Portanto, depois de 5 km, a maioria dos corredores deve respeitar um período de recuperação de dois a quatro dias. Após 10 km, os corredores geralmente devem respeitar de três a seis dias sem treinamento de alta intensidade.

Existe uma frequência ideal de corrida? “O mínimo para se ter condicionamento físico é a prática três vezes na semana. Mas também há um limite, é preciso fazer pelo menos uma pausa por semana”, explica.

Quando você corre por mais de 30 minutos, seu organismo começa a produzir neurotransmissores (como a endorfina) responsáveis pela sensação de euforia, prazer e relaxamento. Eles turbinam o humor. O exercício ainda ajuda a aumentar o nível de testosterona, hormônio ligado ao vigor e à disposição física.

Independente da aptidão física do corredor, variar na intensidade pode acelerar a queima de gordura. Por exemplo, para cada 3 minutos de caminhada, 1 minuto de corrida. Ou para 4 minutos de caminhada, 2 minutos de corrida. Aproximadamente 300 calorias podem ser queimadas em 30 minutos de atividades aeróbicas.

De uma maneira geral, a maioria dos bons corredores amadores treinam corrida entre 3 e 5 vezes por semana, e essa frequência geralmente permite um equilíbrio sadio entre treino, vida pessoal e trabalho. Algo entre quatro dias e uma semana pode ser o suficiente para acumular energia para uma prova de 5 km.

A sensação de bem-estar, proporcionada pela liberação de endorfina, após um treino matinal, pode melhorar a disposição para enfrentar o resto do dia. Por outro lado, à noite, os músculos e articulações estão mais preparados para suportar o esforço físico.

Exercícios para corredores

  1. Coxas (músculos posteriores) Como fazer: Em pé, com a postura ereta, coloque uma das pernas em um banco (pode ser um degrau). ...
  2. Glúteos. Como fazer: Deite-se de barriga para cima, com as duas pernas esticadas. ...
  3. Quadríceps. ...
  4. Panturrilhas. ...
  5. Aquecimento (skipping)

Correr ajuda a emagrecer sim, mas isso não significa que você deve negligenciar a sua dieta. Para perder peso mais rápido, o ideal é que você produza um déficit calórico. Mesmo que sinta fome após o treino, vai precisar ingerir menos calorias do que de costume e queimar mais com os exercícios.

Por isso, mais do que melhorar o condicionamento físico, fortalecer o músculo cardíaco e a musculatura do corpo como um todo, especialmente os membros inferiores, como o glúteo, quadríceps, posterior da coxa e panturrilha, a corrida também é responsável por regular e melhorar a saúde mental.