Pode conversar na hora da caminhada?

Perguntado por: dsantana5 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Se for caminhar ao ar livre, adote um ritmo confortável, que não impeça você de conversar normalmente e não aumente muito a transpiração.

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

Enquanto a caminhada logo durante a manhã ajuda a injetar aquele combustível para você iniciar o seu dia, caminhar à noite ajuda o seu corpo a reduzir os níveis de cortisol e elimina o estresse. Assim, fazer alguma atividade nesse horário pode ser o segredo para terminar o seu dia bem e relaxado.

Evite alimentos ricos em gordura. Por tornarem a digestão mais lenta, eles podem causar desconfortos abdominais e a sensação de 'estufamento' durante o exercício. Ainda com o objetivo de evitar desconfortos, procure não consumir alimentos “novos”, que você não está habituado no dia a dia”.

No entanto, a maioria caminha do jeito inadequado – os erros mais comuns são colocar as pernas à frente do corpo, os pés e joelhos para dentro ou fora ou andar balançando o tronco para os lados.

Extensão – Em relação à extensão, a média usada na fórmula é de 5 km por hora. Imaginemos que essa trilha será feita por um caminhante padrão e que o primeiro trecho tem 3 km de extensão. Esse número, dividido pelos 5 km/hora da fórmula, dará 36 minutos para a variável extensão.

Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo. Também experimente o pilates e a ioga.

De maneira resumida, em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.500 calorias. Portanto, o cálculo funciona assim: para perder dois quilos por semana (7 mil calorias), você deve perder 1.000 calorias por dia.

Depois de caminhar, prefira alimentos que combinem carboidratos com proteínas, como pão integral com ovo mexido ou uma banana com chia ou aveia.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Caminhada em jejum faz emagrecer mais rápido
A prática de atividade física aeróbica em jejum auxilia no processo de emagrecimento, porque a fonte de energia usada é a gordura acumulada no corpo. Desse modo, é possível queimar gordura e aumentar o gasto calórico.

Caminhar de manhã
Depois de praticar a atividade física, invista em alimentos que combinem carboidratos com proteínas, como pão integral com ovo mexido, banana com chia ou aveia, batata cozida, arroz integral com soja ou grão de bico, peito de frango com legumes, tapioca, entre outras.

Segundo a nutricionista, açaí e abacate podem ser boas escolhas de frutas para dar mais energia ao organismo. Iogurte desnatado, misturado com chia, linhaça e frutas secas também pode ajudar no preparo para a caminhada. Acrescentar mel ao iogurte deixa a opção mais doce e ajuda a evitar a perda de massa muscular.

5 Conselhos para recuperar depois da caminhada

  1. Hidratar corretamente. A maior parte das vezes não nos hidratamos o suficiente antes ou durante uma sessão de Caminhada. ...
  2. Comer corretamente. ...
  3. Relaxar a tensão.

O ortopedista Marcelo Ferrer afirma, no entanto, que o peso que ela suporta é de até 20% do peso do viajante. De toda forma, isso varia muito com o tempo de caminhada com a mochila nas costas e com a postura. O ideal é que o peso da mochila não seja carregado pela coluna e pelos ombros, mas pelas pernas e pelo quadril.

Locais planos e próximos à sua casa ou trabalho são ideais para tornar a atividade agradável e ajudar a criar uma rotina.

  1. Escolha o melhor trajeto para você ...
  2. Vá acompanhado. ...
  3. Respeite o seu corpo. ...
  4. Estabeleça metas.
  5. Vá com roupas e calçados confortáveis. ...
  6. Busque motivação. ...
  7. Acompanhe seu progresso. ...
  8. Não esqueça de alongar.

Dor lombar. O sedentarismo aumenta o risco de dores na lombar. De maneira inversa, quem está fisicamente ativo pode diminuir o risco de sofrer com elas. Ou seja, caso apareça dor na região, quem mantém uma rotina de atividades físicas, tende a não sofrer com o problema.