Pode consumir ovo depois da data de validade?

Perguntado por: amoreira9 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Comer ovos fora do prazo não é sinal, à partida, que estejam estragados, por isso podem ser usados para cozinhados. Só se estiverem estragados é que será problemático. A salmonela é uma das consequências. Segundo o portal, os efeitos como diarreia, vómitos e febre podem demorar entre 12 a 72 horas.

até 10 dias

E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

28 dias

A validade de um ovo é a de 28 dias após a sua postura (Regulamento (CE) nº 589/2008, de 23.06). O Centro de Classificação é o local onde todos os ovos produzidos são reunidos para serem devidamente conduzidos para o mercado.

A recomendação é sempre observar a data de vencimento — devidamente sinalizadas na embalagem do produto. Normalmente, o ingrediente apresenta validade de até 60 dias, sob boa refrigeração. Esse prazo é contabilizado a partir do dia da postura.

Prazo de validade, data de vencimento ou consumo preferencial, resumidamente, mede a vida útil de um alimento. Em outras palavras, é uma data aproximada que indica o tempo que transcorre desde o preparo do alimento até sua deterioração, quando torna-se impróprio para consumo.

Alimentos fora da validade que podem ser ingeridos

  • Barra de chocolate. Se a família resistir à tentação e acabar guardando o chocolate por algum tempo após o vencimento, ele ainda poderá ser consumido, mas o quem vai comer deve esperar uma variação em seu sabor original.
  • Café ...
  • Farinha. ...
  • Iogurte. ...
  • Macarrão e arroz.

Todo produto vencido encontrado pelo consumidor dentro da área de venda como prateleiras, gôndolas etc. (antes de passar pelo caixa), poderá ser trocado por outro dentro da validade. Se o estabelecimento não possuir o mesmo produto em questão, deverá entregar um similar e de igual valor.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é clara. “Manter os ovos preferencialmente refrigerados”, diz o texto. Ou seja, lugar de ovo é na geladeira! Contudo, o produto precisa ficar nas prateleiras, e não na porta do equipamento.

Se a gema estiver muito plana e quebrar com facilidade, por sua vez, também significa que o ovo está um pouco velho. Mas lembre-se: caso o alimento não esteja estragado, com um cheiro de enxofre, ele pode sim ser consumido, mesmo não estando tão fresco.

Você já percebeu que na gema do ovo tem algo branco mais denso? Este fenômeno acompanha as gemas sempre, conhecido por Chalaza ou Calaza, é uma âncora que mantém a gema no centro impedindo que ela grude na casca do ovo. Além disso, ovos que a possuem são sinônimo de ovos novos!

Se o ovo afundar, significa que você pode consumi-lo, está fresco. Isso acontece porque assim que é posto, ele preenche quase todo o volume no interior da casca e tem apenas uma pequena bolsa de ar. No entanto, com o passar do tempo, o ovo vai perdendo água de seu interior pelos poros da casca e fica menos denso.

Refrigeração
Como estamos sempre abrindo e fechando a geladeira, isso acaba gerando uma grande variação na temperatura, o que pode prejudicar a integridade dos ovos. A oscilação entre o frio e o calor facilita que o alimento seja contaminado, pois fragiliza a película de proteção natural da casca dos ovos.

Porém, fora da geladeira, sem a refrigeração adequada, a validade pode sofrer variações, especialmente em dias mais quentes. Quando a temperatura está mais amena, fora da geladeira, os ovos brancos podem durar até 30 dias, enquanto os vermelhos podem durar 25.