Pode congelar risoto de frutos do mar?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Essa receita rende seis porções, mas você pode fazer em maior quantidade e/ou fazer como eu faço: congelar e relaxar quando os amigos de última hora chegarem para uma refeição.

Ostras e mariscos
Esses alimentos devem ser congelados apenas se estiverem frescos. Como os frutos do mar, as ostras e os mariscos também devem ser bem lavados e, depois disso, levados rapidamente ao fogo com pouca água, apenas para que as conchas se abram.

Para descongelar basta umedecer um pouco o arroz e descongelar numa panela ou micro-ondas. O risoto é igual. Para descongelar só é preciso, além de um pouco de água, um pouco de manteiga (ou margarina) para que ele recupere a cremosidade.

Dicas para reaquecer o risoto
Caldo pode facilmente adicionar algum sabor de volta ao seu risoto, mas você também pode usar água. Evite usar o micro-ondas se você estiver reaquecendo um risoto à base de frutos do mar (como os frutos do mar podem ficar emborrachados).

Risoto cremoso de limão - não, você não vai congelar o risoto. Essa receita tem a dica de adiantar etapas e deixar congeladas. O mais óbvio é ter o caldo de legumes congelado. Mas dá para ir além: você pode congelar os cubinhos de salsão cortado, o alho-poró fatiado e a cenoura ralada.

Pode sim!!! pode congelar e ter sempre em casa.

Peixes e frutos do mar
Se desconfiar que já foram congelados antes na peixaria, apenas podem ir para o congelador depois de cozidos. Prazo: peixe magro, até seis meses, e gordo, como também os frutos do mar, até três meses.

Para Kelmo, os frutos do mar fixos, como moluscos, mexilhões e ostras são ainda mais perigosos porque eles podem reter as substâncias do óleo. A lagosta também é um crustáceo que entra na lista de atenção, porque, em sua movimentação, também pode acumular partículas nocivas.

A paella de frutos do mar usa aproximadamente 5 xícaras de caldo. Se sobrar um pouco, você pode transferir o restante do caldo para um pote de vidro e manter congelado dentro do freezer por até 3 meses.

Sugestão de acompanhamento para risoto de camarão
Como o camarão possui um sabor intenso, o ideal é deixar o acompanhamento para algo mais leve, como uma salada por exemplo. Por isso, sugerimos como combinação a salada de espinafre com maçã, que traz um toque crocante e agridoce.

Se você tiver que descongelar frutos do mar rapidamente, sele-os em um saco plástico e mergulhe-os em água fria ou – se o alimento será cozido imediatamente a seguir – use “descongelar” no microondas e pare o ciclo enquanto o peixe ainda está gelado, mas flexível.

PRODUTO CONGELADO: REMOVER A TAMPA E PERFURAR A PELÍCULA TRANSPARENTE. Inserir no microondas e selecionar a função descongelar por 10 minutos. Em seguida, aquecer no mesmo por 2 minutos.

Comer risoto requentado as vezes é até gostoso porque fica com gostinho de frito e fica bem “massudo” né? Mas eu tenho algo melhor pra fazer com o que sobrou do seu risoto.

Em seguida acrescenta-se o arroz para envolver à mistura e o vinho branco, que pode ser substituído por vinho tinto, espumante ou algum destilado de acordo com o tipo de proteína. A cada 300g de grãos, utiliza-se a proporção de 250ml de vinho ou 125ml para whisky, cachaça ou sakê, por exemplo.

Substitutos para Vinho Branco:
Para dar acidez (como no caso do risoto ou paella): Substitutos Alcoolicos: Vinho Tinto, Cachaça, Martini, Vermute, Fernet, Espumante, Rum, Conhaque, etc..

Risotos são preparações leves, mas que podem ter acompanhamentos mais pesados. É muito comum a utilização de vinho no cozimento do arroz. A bebida facilita o processo de gelatinização do amido, dando um toque a mais amanteigado e sabor adocicado.

Como esquentar risoto e massa
Para que sua massa ou risoto volte a ficar úmida e suculenta, coloque no micro-ondas um copo d'água ao lado do recipiente com o ranguinho, pois o aquecimento no micro-ondas tende a ressecar a comida, e com a água esse problema não acontece!