Pode congelar pinhão com casca?

Perguntado por: ipilar5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O pinhão também pode ser congelado, mas nesse caso, a especialista recomenda que seja guardado cozido e sem a casca para evitar que a casca passe qualquer sabor para o pinhão. Em qualquer uma das formas de armazenamento, Maria Lúcia recomenda o uso em prazo de seis meses.

Na geladeira, o pinhão cozido resiste bem por até cinco dias.

Além disso, ela destaca que o pinhão deve ser cozido antes de descongelar, ou seja, deve sair do freezer direto para a panela.

O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. Porém, merece destaque no fornecimento de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Ainda no pinhão, são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9).

A casca do pinhão representa, aproximadamente, 20% da semente, sendo um resíduo descartado no meio ambiente, que leva um tempo considerável para sua decomposição. Essa casca é rica em compostos fenólicos, cuja atividade antioxidante é reconhecida e avaliada para utilização em diversos segmentos industriais.

Pois, o pinhão cozido, em dias frios poderá ficar dentro da água do cozimento por uns 3 dias, basta dar uma fervida por dia. Ou coloque na geladeira, mas terá que mantê-lo na própria água, mais ou menos pelo mesmo tempo.

Antes de cozinhar, ou ainda assar o pinhão, é preciso lavar em água corrente e, para eliminar os que não estão bons, coloque-os em uma bacia com bastante água, os que boiarem não estão em boas condições para consumo.

Vale lembrar que esta semente não pode ser consumida crua. A dica é cozinhá-la em uma panela de pressão com um pouco de água e sal entre 30 e 40 minutos. Do ponto de vista nutricional, o pinhão é um alimento rico em calorias.

194 calorias

Será que o pinhão é calórico? Pois bem, uma porção de 100 g de pinhão cozido é composta por 194 calorias enquanto uma porção correspondente a uma xícara do alimento cozido apresenta 291 calorias. Os valores nos mostram que o pinhão não é exatamente pobre em calorias, no entanto, ele também não é lotado delas.

Após esfriar, caso você queira comer o pinhão quentinho, aqueça uma panela com água e sal, deixe ferver, acrescente o pinhão e aguarde 5 minutos. Bom Apetite!

Primeiro você precisa cortar a pontinha do pinhão, isto ajuda você a saber se ele esta bom para consumo, se estiver escuro, pode descartar, se estiver bem branquinho estará perfeito. Além disso, cortar a ponta do pinhão faz com que ele cozinhe mais rápido e também ajuda na hora de descascar.

Rico em amido e fibras, a semente da árvore Araucária, ou o conhecido pinhão, pode ser oferecido aos cachorros e gatos de estimação sem problemas.

Lave bem em água corrente – e não precisa deixar de molho. Corte as pontinhas do pinhão e veja se a polpa está branca. Se estiver escura, descarte: ela já passou do ponto de consumo.

É que se as sementes são ingeridas ainda verdes, elas podem causar problemas como má digestão, náuseas e até episódios de constipação. Isso acontece, em grande parte, porque, nesse estado, o pinhão apresenta um alto teor de umidade – o que favorece a presença de fungos. Em outras palavras, o alimento pode ser tóxico.

Uma porção média de pinhão para se consumir em lanches, refeições pré ou pós treinos seriam em torno de 15 unidades (75 gramas). É essencial a busca por auxílio de um profissional qualificado, para que assim cada caso possa ser tratado com suas devidas particularidades.

Por ser rico em fibras e em amido (o pinhão é, praticamente, todo carboidrato), ingeri-lo em exagero pode levar à sensação de estufamento, e além de demorar na digestão, atrapalha o sono.

Além disso, o pinhão também pode ser triturado e usado como farinha para o preparo de bolos, pães e biscoitos. No entanto, essa semente é rica em calorias e, por isso, deve ser consumida com moderação. Para se obter os benefícios do pinhão, recomenda-se o consumo de 15 unidades, ou seja, 75 g de pinhão por dia.

O pinhão é rico em ferro
Além disso, por ser rico em ácidos graxos essenciais (gorduras boas), que diminuem o teor de LDL (colesterol ruim) e aumentam o HDL (colesterol bom), o pinhão ajuda na manutenção dos níveis de colesterol no organismo.

Tem baixo índice glicêmico, ou seja, pouco açúcar e é boa opção para os diabéticos.

100 gramas de pinhão equivalem a aproximadamente 8/10 unidades!

“A araucária é uma árvore que não tem fruta, faz parte do grupo das gimnospermas. Ela produz a pinha e os pinhões. Quando um pinhão cai no chão, por exemplo, ele germina e produz uma muda, por isso é uma semente”, explica o engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa Florestas Ivar Wendling.