Pode congelar geleia de amora?

Perguntado por: uportela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

O processo é bem simples: é só colocar no freezer na própria embalagem da geleia. Assim, você pode aproveitar o doce por mais tempo.

Conserve geleias e compotas
Encha o vidro completamente e não deixe nenhuma bolha de ar no pote. Limpe a boca do pote com um pano úmido e feche-o com a tampa metálica. Aperte com força a tampa para manter o vácuo. Deixe o pote de cabeça para baixo até esfriar e guarde-o.

O que deixa a geleia dura? Uma escolha errada de temperatura no fogão aqui, um pouco de açúcar a mais ali e a geleia fica dura, açucarada, longe do ideal.

As melhores frutas para fazer geleia tem um açúcar chamado pectina que, em contato com o limão, fica na textura de gel, essencial para a sua geleia dar certo. Além de, em muitos casos, ajudar a equilibrar o dulçor.

Rica em vitamina C, vitamina K, manganês, fibras e tem benefícios para o cérebro e a saúde bucal. A amora encanta por seu sabor doce e azedo ao mesmo tempo.

12 meses. Em temperatura ambiente. 12 meses. Direto na massa ou na água.

Vale ressaltar também que o chá de amora não precisa ser consumido logo após seu preparo e pode ser guardado na geladeira ou em garrafas térmicas por até um dia.

Conservação. Você pode conservar a geleia pronta por até 2 meses, fechada a vácuo, em temperatura ambiente; por até 6 meses no congelador e após aberta por até 1 mês na geladeira.

Existem vários questionamentos quanto ao tipo de pote que pode ser utilizado para colocar a geleia, como, por exemplo, “pode guardar geleia em pote de plástico?” A resposta é sim! Embalagens de plástico ou de vidro não são problemas, desde que estejam devidamente esterilizadas e longe de contaminações.

Se manuseadas corretamente, as geleias das linhas Classic e Gourmet duram até 30 dias na geladeira após a abertura. Por não conterem adição de açúcar, que age como conservante natural, as geleias das linhas Diet e Wellness duram até 10 na geladeira após abertas.

Frutas. As frutas que reagem mal ao congelamento são, principalmente, as que têm alto teor de água, como é o caso da melancia, melão, mamão etc. Elas têm seu sabor bastante modificado quando descongelam. Além disso, outras frutas mais sensíveis têm sua cor alterada quando expostas a baixas temperaturas.

Fruta inteira
Ameixa, amora, caju, framboesa, morango e uva são perfeitas para se ter no congelador. Você só vai precisar lavar e secar ao natural antes de congelar. Ah, e quer ainda mais praticidade? A jabuticaba não precisa nem mesmo ser lavada antes de congelar.

Para tirar o gosto amargo da geleia de amora, simplesmente adicione meia colher de chá de bicarbonato de sódio no momento em que estiver cozinhando as amoras e antes de adicionar o suco de limão.

Retirar a espuma da superfície faz com que sua geleia tenha mais brilho. Para esterilizar vidros, coloque em uma panela funda, cubra com água e deixe ferver por 15 minutos.

A pectina é uma substância contida em determinadas frutas, a qual, na presença de certa acidez e teor de açúcar, propicia à geleia a sua característica gelatinosa. Pode-se dizer, então, que a pectina é a “alma” das geleias. Sem pectina, a geleia não dá ponto, ou fica mole ou fica puxa-puxa.

Quando adicionamos Bicarbonato ele neutraliza a. acidez da sua geleia, comprometendo seriamente seu. poder de conservação e ainda reduz o seu sabor.