Pode congelar camarão fresco com a cabeça?

Perguntado por: atorres4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os camarões devem estar frescos, de preferência recém-pescados, e podem ser congelados crus, sem a cabeça ou totalmente limpos.

Mantenha os bichinhos na geladeira, dentro de uma bacia com gelo, por no máximo 48 horas. Se cozinhou e sobrou camarão, dá pra guardar por um tempinho também. Na geladeira, ele se conserva por até dois dias num recipiente bem fechado, ou num saco tipo zip (nesse caso, tire todo o ar que conseguir do plástico).

Quando descongelado, o ideal é que o camarão seja preparado e utilizado por completo. Uma vez descongelado, o crustáceo não deve ser congelado novamente, para não ter suas características originais alteradas.

“É preciso observar a cabeça e o rabo, que devem estar bem firmes à carne. A carapaça deve estar aderente à pele. Se tiver manchas escuras ou amareladas é porque esse camarão não está mais tão bom para o consumo”, explica a nutricionista Ana Emília Rios.

Os camarões devem estar frescos, de preferência recém-pescados, e podem ser congelados crus, sem a cabeça ou totalmente limpos. É fundamental lavá-los bem e banhá-los em uma solução com uma colher (chá) de sal para cada litro de água. Pode-se também optar por congelar os camarões cozidos.

Antes de limpar e tirar a tripa dos camarões, sejam eles congelados, cozidos ou crus, você deve deixá-los descongelar durante a noite. Também é possível descongelar os camarões em uma tigela de água fria na pia. Isso apenas levará de 20 a 30 minutos. Coloque o camarão em um coador e lave-o bem com água fria.

Como armazenar:
– Caso o camarão tenha sido comprado já congelado, ele poderá ficar no freezer por um ano. – Para não perder a cor e o sabor na hora de descongelar, o ideal é que o processo seja feito bem lentamente. Na véspera de preparar, tire o camarão de dentro do freezer e coloque na geladeira.

Até pode, mas não é muito indicado, pois a casca possui diversas impurezas e sujeiras, além das vísceras do camarão, que não devem ser consumidas. Caso decida fazer uma receita de camarão fresco, você deve saber como limpar camarão com casca: compre produtos de procedência confirmada e lave-os bem em água corrente.

No geral, o camarão é um alimento rico em proteína, ômega 3 e fibras, mas essas partes que normalmente são retiradas também contêm cádmio, um metal tóxico para o nosso organismo se consumido em excesso. “Isso em um uso contínuo pode levar toxicidade e prejudicar rins e fígado”, explica.

Comer camarão sem tratá-lo faz mal pra saúde? Sim! A tripa, linha preta dentro do camarão é uma víscera do crustáceo e deve ser retirada antes do cozimento. Acredita-se que ela possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio (este tanto por dentro quanto na casca).

Pelo fato do camarão precisar ser congelado em um processo rápido – para que a temperatura ultrapasse de 0 a -5 graus em no máximo 2 horas – isso permite que o seu cliente tenha uma experiência gastronômica como se estivesse consumindo o produto fresco.

Bem Estar - Deixar alimento fora da geladeira por mais de 2h pode prejudicar a saúde.

Para camarões macios e adocicados, utilize a técnica de deixá-los de molho na salmoura: para cada ½ kg de camarão, misture em uma vasilha grande 2 litros de água, ¼ de xícara (de chá) de sal e ¼ de xícara (de chá) de açúcar. Coloque os camarões já limpos e descascados na salmoura por 30 minutos.

A forma de utilização é imergir o camarão, imediatamente após a colheita, em uma solução que pode ser de 10% a 12% por quinze a vinte minutos com água e gelo.

Com o camarão cozido congelado, basta pegar a quantidade de produto que você vai precisar para o seu preparo, adicionar o produto ao molho, selar e utilizar. Mas atenção: o camarão cozido não precisa de pré cocção. Como ele já vem cozido desde a indústria, basta adicioná-lo ao molho ou levá-lo ao forno.

Camarão limpo com casca
E para mantê-la, você deverá retirar a cabeça e perceber um pontinho escuro na parte de cima da carne do camarão. Esse pontinho é a cavidade onde fica o intestino, daí é só usar a ponta da faca para puxá-lo para fora, mantendo a casca, patas e o rabinho intactos.

Estas manchas negras acontecem, porque na presença de oxigénio, as enzimas naturais do camarão, transformam compostos incolores em complexos acastanhados/pretos. Para prevenir este escurecimento, pouco apelativo ao consumo, a indústria alimentar pode ter de mergulhar o camarão numa solução com sulfitos.

Camarão cinza: é da mesma espécie do camarão rosa, mas com tonalidade mais opaca e menos carne. Este é o tipo de camarão mais cultivado no mundo, inclusive no Nordeste do Brasil. Muito indicado para petisco.