Pode congelar a vagem crua?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Sim. Como a vagem contém uma boa quantidade de água, sua textura muda ao passar pelo processo de congelamento.

Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

A grande maioria das hortaliças podem ser congeladas. Entre os mais comuns estão brócolis, cenoura, abóbora, vagem, ervilha, pimentão e couve-flor. Existem, porém, exceções, dentre eles, os vegetais folhosos, como alface, rúcula e agrião.

Dura no congelador por até 6 meses. Para descongelar: deixe cozinhar por alguns segundos em água fervente com sal ou utilize o produto congelado diretamente em sopas, cozidos ou tortas.

As verduras que, como a vagem, se consomem cozidas, devem ser escaldadas antes de serem congeladas. Isto significa que têm que escaldá-las em água fervendo, escorrer e esfriá-las imediatamente com água muito fria.

A vagem é rica em fibras e tem quantidades apreciáveis de vitaminas B2, E e folato, e dos minerais ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco, oferecendo benefícios à saúde intestinal, à imunidade e ao controle da glicemia, do colesterol e do apetite.

Ao acertar no tempo/cozimento, vagem refogada fica al dente e saborosa. Antes de mais nada, é necessário lavar, limpar e cortar a leguminosa e também fatiar 2 dentes de alho.

Na hora das compras, procure comprar as vagens de boa qualidade que estejam inteiras, frescas, com a coloração verde sem manchas escuras de ferimentos ou sinais de estar murcha.

Para descongelar os legumes e vegetais devem cozinhá-los ainda gelados com um pouco de água. Cozinhe os vegetais branqueados menos tempo que os vegetais frescos e coloque sal no início do cozimento. Pode também descongelar em panela de pressão com 2 minutos de fervura.

Caso estejam cortados, é importante guardá-los em recipientes fechados, se possível com um papel toalha embaixo deles, dentro da geladeira, para um consumo ideal de até dois dias.

- Cebola: pique em pedaços pequenos e congele-a crua por até 6 meses. - Chuchu: corte em cubos e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 8 meses. O chuchu depois de congelado fica mole, mas pode ser usado para fazer uma bela sopa!

Alguns legumes devem ser congelados crus, apenas lavados e cortados da maneira que preferir (fatiados, em cubos, ralados), como é o caso da mandioca, da cenoura, da abóbora, do espinafre, da cebola, do alho, da couve e do salsão.

Colocar os legumes ou verduras, de forma que fiquem totalmente imersos; Cozinhar por 3 a 5 minutos, evitando que fiquem muito macios; Retirar o alimento da água e colocar para resfriar em bacia com água filtrada e gelo; Escorrer e secar os alimentos com um pano seco.

Caso tenha sido branqueada, a abobrinha pode ficar congelada por até 1 ano. Já a abobrinha congelada crua, não branqueada, dura cerca de 1 a 2 meses.