Pode congelar a carne maturada?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Alguns estudos indicaram que a carne maturada e a seguir congelada apresentou melhores valores de força de cisalhamento, portanto eram consideradas mais macias, ou ainda não apresentavam nenhum efeito em relação à maciez (Shanks et al., 2002).

Tempo: o grande diferencial
Enquanto a carne “convencional” é levada para distribuição em frigoríficos cerca de 2 dias após o abate, as peças maturadas podem ficar até 20 dias descansando, tendo as fibras relaxadas e, assim, ganhando mais sabor e suculência.

A carne embalada a vácuo deve ser congelada sem ser retirada da embalagem até o momento do preparo. Carnes compradas a granel devem ser armazenadas em sacos plásticos adequados para o congelamento, tendo o cuidado de retirar o ar do saquinho o máximo possível.

2 anos

A carne está isolada, em um ambiente sem oxigênio e não realiza nenhuma troca com o meio externo, evitando também que microrganismos sobrevivam ao vácuo. Dessa forma, suas propriedades são mantidas. Uma carne congelada a vácuo tem uma validade que passaria de 2 anos.

Cheiro forte e coloração alterada
O cheiro forte e a coloração amarronzada são características normais das carnes embaladas a vácuo. Essas particularidades também são explicadas pela ausência total de oxigênio nas embalagens.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

A maturação, além de proporcionar uma maior maciez, também pode melhorar outras qualidades organolépticas inerentes à carne, como o sabor e suculência. São três os processos mais comuns de maturação de carnes. A maturação a vácuo, a maturação rápida e a maturação a seco (dry aged).

As carnes, mesmo congeladas ainda possuem um tempo de validade. Quando congeladas em pedaços, possuem cerca de 8 meses de validade. Já quando congeladas em bifes ou cortadas, possuem cerca de 6 meses. A carne moída, independente de seu corte possui o prazo de validade de até 3 meses.

Fraldinha Bovina Resfriada Maturatta peça 1,1kg
R$ 60,39 un.

A dica é abrir a embalagem da carne alguns minutos antes de prepara-la, o odor irá sair e a cor retornar ao tom vermelho que agrada a todos.

Coloque o pedaço de carne que você deseja descongelar de forma rápida no fundo da panela virada. Encha uma panela com água – pode ser em temperatura morna – e a coloque em cima da carne. Aguarde por cerca de 15 minutos. Dica: pedaços menores descongelam mais rapidamente.

Para carne resfriada embalada a vácuo há grande variação entre 15 e 90 dias, a depender do tamanho da peça e do país de produção. Carne congelada, em geral varia de 6 meses a um ano, mas também há variações conforme o uso de ingredientes.

As carnes devem ser limpas e as partes não comestíveis, como a gordura excedente, retiradas. Nunca dobre as carnes. Guarde-as em pequenas porções para evitar a formação de cristais de gelo. Prefira congelar filés separados.

O especialista ressalta inclusive que a carne congelada fica mais macia do que a carne fresca. O único problema do congelamento é a perda de suculência, pois o descongelamento libera mais líquido da carne.

Após três dias na geladeira, o recomendado é congelar a carne para conservar por mais tempo. Já no congelador, a carne deve ser mantida em temperaturas menores do que 18 graus. “Para congelar a carne, é importante que o freezer não esteja cheio.

De maneira geral, o processo de congelamento por si só não escurece a carne, a não ser que a superfície fique exposta. Nesse caso acontece a queima pelo frio, onde essa parte exposta fica ressecada e concentra os pigmentos vermelhos, ficando mais escura.

O vinagre é a solução universal para tirar o ranço
Para carne vermelha e cortes em geral, o vinagre é o mais indicado para eliminar os odores. Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais.

Basicamente, carnes e outros produtos que precisam de refrigeração não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas. Caso a temperatura ambiente seja superior a 30 °C. Assim, não deve permanecer fora da geladeira por mais de 1 hora.