Pode congelar a abóbora crua?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

A abóbora (em algumas de suas variações) pode ser congelada em cubos crus, cubos assados ou em purê. O método cru é o mais rápido, mas os pedaços geralmente precisam ser bem descongelados antes do uso.

Posso congelar abóboras? Sim. Você pode congelar a abóbora branqueada (em cubos ou fatias com ou sem casca) ou a abóbora cozida.

Abóbora e abobrinha podem ser congeladas por até dez meses. A mandioca deve ser levada ao freezer descascada, crua e, preferencialmente, já cortada em pedaços por até oito meses.

Para congelar a abóbora, é necessário cozinhá-la primeiro. Para isso, coloque a abóbora no forno a 200 º por 45 minutos. Caso tenha colocado a abóbora inteira, retire do fogo a meio do cozimento, corte em pedaços e coloque de novo no calor até ficar macia e cozida.

de 25 a 30 minutos

Tempo : variando de 25 a 30 minutos.

Em rodelas e inteiras é aconselhável fazer um branqueamento antes, passando as cenouras por água fervente por 2 minutos para a cenoura em rodelas ou 5 minutos para as inteiras. Congele em porções pequenas. Não é necessário esperar descongelar, podendo tirar do congelador e levar à panela. Durabilidade: 10 meses.

Para congelar o repolho, retire as folhas externas caso estas estejam murchas ou danificadas. Corte o repolho em 4 partes, ou em tiras finas. Acondicione-o em saco de plástico, retire o ar de dentro da embalagem com uma bombinha de vácuo e leve ao congelador.

Como fazer o branqueamento: passo a passo
Corte em pedaços pequenos e, em seguida coloque-os em uma panela com água fervente. Espere até a água voltar a ferver, retire o alimento e coloque-o em uma vasilha com água gelada e gelo, por 2 minutos.

Como armazenar
Se estiver inteira, mantenha fora da geladeira, em local fresco, seco e sem muita luminosidade. Se estiver cortada ao meio, descascada ou cortada em pedaços, embale num saco plástico para não ressecar e conserve na geladeira.

Passos

  1. Prepare a Abóbora. Descasque e então corte a abóbora em pedaços, conforme sua preferência. ...
  2. Espalhe os cubos em uma forma e congele. Coloque um papel vegetal/manteiga sobre a forma e espalhe os cubos. ...
  3. Transfira-os a um recipiente resistente ao freezer. ...
  4. Congele.

Como descongelar a abobrinha
Você também pode cozinhar na água ou no vapor por cerca de 1-2 minutos para descongelar e, em seguida, continuar cozinhando ou mudar a forma de preparo de acordo com a receita que for fazer.

Deixar na geladeira até descongelamento. Tirar do congelador e colocar em água filtrada fria por 4 horas.

Abobrinha ralada é um ingrediente saudável e delicioso que pode ser usado para fazer bolinhos, macarrão, arroz ou ensopados. Se você ralar mais do que o necessário, pode guardar no congelador por até três meses. Antes de guardar, seque sua abobrinha para não ficar viscosa e macia quando você descongelar.

Sim, pode congelar batata crua. No entanto, deve ser destacado que o processo de congelamento afeta gravemente a textura das batatas, tornando-as mais aquosas. Algo semelhante acontece com o sabor, que será menos intenso.

Sim, podemos fazer uma deliciosa compota usando abóbora que esteve congelada.

Congelar abobrinhas sem branqueamento:
Fatie como desejar e seque com um papel toalha. Coloque em um saco próprio para freezer e congele. Para preparar se for fazer abobrinhas fritas, tire do saco e ainda congelada passe no ovo e farinha e frite em óleo bem quente.

Os frutos podem ser mantidos em condição ambiente por cerca de três meses após a colheita, desde que em local fresco, escuro e seco. Mantenha os frutos com cabinho para conservá-los por mais tempo. Se cortar ou descascar a moranga, mantenha os pedaços em geladeira, acondicionados em saco ou vasilha de plástico.

Os principais benefícios do consumo da abóbora para a saúde são:

  1. Manter a saúde dos olhos. ...
  2. Ajudar na perda de peso. ...
  3. Prevenir a diabetes. ...
  4. Fortalecer o sistema imunológico. ...
  5. Ajudar na prevenção do câncer. ...
  6. Combater a prisão de ventre. ...
  7. Prevenir a pressão alta.

Para quem ainda não tem intimidade com a cozinha, a casca da abóbora parece bem chatinha de cortar. Mas não desista, não, porque é uma questão de pegar o jeito (e de usar uma faca grande, que ajuda bastante).

Para o preparo, escolha a abóbora cabotiá e corte em fatias mais finas, para que o tempo de forno seja suficiente para assá-la.

COMO DESCONGELAR? Tanto a abóbora crua quanto a que passou pelo processo de branqueamento podem ser descongeladas ou em temperatura ambiente ou levadas direto para cozinhar. No caso da abóbora purê, descongele em banho maria.