Pode confiar na previsão do tempo?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Se for uma previsão com antecedência de 24h, provavelmente terá 95% a 99% de chance de acerto. Conforme vai aumentando o tempo, o acerto diminui. Por exemplo, uma previsão com 15 dias de antecedência tem grande chance de não ser correta”, explica a Atmos.

A previsão pode errar por vários motivos. Primeiro, o clima é um dos fenômenos mais complexos da natureza e nem todos os fatores e leis que o governam são totalmente conhecidos. Outra causa de erro são falhas e lacunas nas observações, que resultam em um modelo global menos preciso.

Ou seja, a porcentagem representa a possibilidade de chuva do dia. A probabilidade de chuva se dá levando em consideração as análises das fórmulas matemáticas citadas anteriormente. Um exemplo bem prático é: a probabilidade de tirar um número par em um dado, é de 50%.

Ou seja, caso existisse 100% de certeza de que vai chover, ainda deve-se multiplicar pela porcentagem da área da região que receberá essa chuva. Nesse caso, com a probabilidade de precipitação de 40% para a cidade de São Paulo, temos certeza de que vai chover na cidade, mas não em TODA a cidade, somente em 40% dela.

Isso significa que a previsão do tempo é falha? Não. Na verdade, são muitos equipamentos e conceitos envolvidos no processo, que se apoia em dois pontos principais: a coleta de dados e a criação de modelos situacionais. É tudo muito matemático, oferecendo uma precisão de 90%.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva. A probabilidade de não chover é maior do que a de chover. A previsão pode indicar cerca de 3mm para a cidade.

Portanto uma regra básica que toda pessoa que consulta a previsão do tempo, é que 70% de chance de precipitação significa que algo vá “cair do céu”.

Quanto mais longo for o período a que a previsão do tempo refere-se, mais ela perde confiabilidade. Essa previsão é feita por meteorologistas, que se baseiam em dados como a ocorrência de nuvens, visibilidade, média de temperaturas, pressão atmosférica, entre outros, para chegar a prováveis condições meteorológicas.

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Segundo o especialista, a probabilidade indicada na previsão do tempo, significa as chances de chuva para uma região específica. “Acredito que 40% seja uma probabilidade baixa, mas vamos supor, em 100 casos levantados daquelas condições meteorológicas, em 40 circunstâncias vai chover naquele local.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Alta probabilid.

De 10 a 19mm/h - chuva moderada. De 20mm a 60mm/h - chuva forte.

A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.

A informação "60% de possibilidade de chuva" significa que existe uma probabilidade de 60% de que chova em determinado local e período de tempo. Em outras palavras, há uma chance de 6 em 10 de que ocorra precipitação nesse local e período de tempo específicos.

SOBRE METEOROLOGIA. A previsão do tempo no INMET se baseia em dados atmosféricos (precipitação, ventos, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, entre outros) observados em estações meteorológicas, em modelos numéricos de previsão, em imagens de satélite e em radares meteorológicos.

O profissional que realiza tal estudo é o meteorologista, que a partir das análises de dados como a temperatura diária, umidade, pressão e ventos conseguem realizar um cruzamento de dados desses elementos e fazer a previsão do tempo e assim fornece informações dos dias que vão chover, fazer sol e qualquer outra ...