Pode comprar papel higiênico com vale-alimentação?

Perguntado por: ivilela7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

458 da CLT que em nenhum item proibe o portador do cartão do ticket alimentação comprar produtos de higiene.

No entanto, como dissemos, existem algumas regras do que pode ser comprado com vale-alimentação. O benefício é destinado à compra de gêneros alimentícios processados ou in natura, como verduras e frutas em todos os tipos de estabelecimentos que os comercializam.

Produtos de limpeza e higiene pessoal: conforme a lei é proibido comprar produtos de limpeza ou qualquer outro artigo que não se enquadrar em produtos alimentícios, podendo gerar multa aos estabelecimentos que vendem esses produtos na utilização do VA. 4.

O que eles alegam além de estarem amparados na LEI é que a SODEXO também não permite a compra de produtos de higiene e/ou limpeza. Eu quero ir ao Supermercado e comprar o que eu quiser! Não estou falando de comprar bebidas, mas roupas de cama, toalhas de banho, utensílios de cozinha, etc...

Lembrando que, por Lei (Portaria nº. 03, de 1 de março de 2002), o vale-alimentação não pode ser utilizado para comprar itens que não sejam alimentos, nem bebidas alcoólicas ou cigarros. O estabelecimento que for flagrado aceitando o benefício para esses fins está sujeito a sofrer as respectivas punições.

Além dos produtos listados acima, outros itens também são proibidos de serem comprados com Vale-Alimentação: combustíveis; eletrodomésticos (mesmo vendidos em supermercados); ferramentas; talheres e utensílios de cozinha.

e isso é considerado um crime. o vale alimentação. ele é feito pra garantir a sua existência. você comprar alimentos no supermercado. e você não pode vender o seu vale alimentação.

o Vale Alimentação é um benefício concedido pelas empresas aos seus colaboradores, exclusivamente para o pagamento de produtos de gênero alimentício. Ração não se enquadra nesse patamar!

O dinheiro sacado pode ser enviado a qualquer outro banco da escolha do indivíduo. Contudo, a empresa que o trabalhador possui vínculo o informará sobre as questões que envolvem o seu benefício e as eventuais ações que podem ser realizadas por ele.

Nesse cenário, é bem comum usar o vale-alimentação em mercados, padarias, mercados de atacado e em açougues.

Já o vale-alimentação, por sua vez, serve para as compras em redes de supermercados. Dessa forma, ele representa uma opção mais flexível. Por outro lado, o vale-refeição atua como uma opção mais limitada, ajudando apenas com a alimentação diária nas imediações do local de trabalho.

Diferentemente dos produtos Alelo Alimentação e Alelo Refeição, o Alelo Natal não é vinculado ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), por isso, não há restrição quanto à compra de bebidas alcoólicas.

Com a proibição, quaisquer produtos que não sejam do gênero alimentício podem ser barrados. Por exemplo: é vedado o uso do benefício para a compra de bebidas alcoólicas e cigarros, ainda que esses sejam vendidos por supermercados.

O cartão alimentação só pode ser utilizado para aquisição de gêneros alimentícios, com exceção de bebidas alcoólicas, nos supermercados, mercearias, açougues e hortifrútis que fazem parte da rede credenciada Sodexo.

Cigarros e produtos de tabacaria; Eletrodomésticos e eletroeletrônicos; Ferramentas; Refeições prontas em restaurantes, bares ou lanchonetes (como as marmitas);

Como usar o Sodexo Refeição Pass – nosso Vale-Refeição: pagamento de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes e bares que aceitam Sodexo. Não é permitido o uso do cartão vale-refeição para compra de bebidas alcoólicas.

Por que vender VR pode ser considerado crime? A prática de vender o VR é considerada um desvio de finalidade do benefício. Quando pensamos do ponto de vista das leis trabalhistas, o crime de estelionato é configurado porque o trabalhador obtém uma vantagem econômica mediante fraude.