Pode comer Xique-xique?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4 / 5 4 votos

Cactácea da caatinga é ingrediente para ceviche e pode ser servida até como filé. Ela faz parte do grupo das chamadas Pancs, plantas alimentícias não convencionais.

O Mandacaru, para esta finalidade, é inferior ao Xiquexique, visto que suas ramificações são altas. O espaçamento não deve ser superior a 0,5m entre plantas, para oferecer obstáculo desde o momento da instalação da cerca.

Em Xique-Xique a principal atração turística é o Parque Aquático Ponta das Pedras (PAPP) que fica situado próximo ao Hospital Julieta Viana. Toda a população da região frequenta este parque durante os domingos, que é o dia em que o Parque funciona.

O xique-xique é uma espécie extremamente importante para a região do semiárido nordestino, já que, assim como as demais cactáceas, apresenta adaptações para sobreviver a ambientes secos. Trata-se de uma espécie arbustiva, suculenta, com caule ramificado acima da base e flores esbranquiçadas.

Ao lado do mandacaru é um dos frutos da caatinga. disputados por colecionadores da espécie e integra. alguns cardápios exóticos do Nordeste brasileiro. (com pratos como o "cortado" de xique-xique).

A planta é de cor verde claro. Ao lado do mandacaru é um dos frutos da caatinga disputados por colecionadores da espécie e integra alguns cardápios exóticos do Nordeste brasileiro (com pratos como o "cortado" de xique-xique).

Morango, cereja, amora, framboesa, mirtilo, entre tantas outras, possuem benefícios que vão desde o fortalecimento do organismo, prevenindo doenças, até aliviar os sintomas da menopausa. Saiba mais sobre essas deliciosas frutinhas avermelhadas.

Origem: Nordeste do Brasil. Ocorrência Natural: Basicamente no Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Mas também aparece no Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe (em áreas de Caatinga).

Pitaya (Hylocereus undatus)
Originária da América do Sul, a pitaya vem se popularizando no mercado brasileiro. Possui uma polpa gelatinosa, com sabor suave e adocicado.

A espécie Pilosocereus gounellei é popularmente conhecida como cacto xique xique ou cacto xiquexique. Não por acaso, esta é uma planta tipicamente brasileira, ocorrendo naturalmente nos estados da região nordeste do país, em áreas de clima semiárido.

Na família Cactaceae o xique-xique é classificado como espécie exclusiva da caatinga, com ampla distribuição geográfica no semiárido nordestino.

Ele pode ser identificado como um ser vivo devido à presença de células, ao metabolismo e pela sua capacidade de se reproduzir.

Plural: xiquexiques-do-sertão. Plural: xiquexiques-do-sertão.

INTRODUÇÃO: O fruto da palma é conhecido como figueira-da-índia e produz praticamente durante o ano todo. Existem vários tipos de frutos cuja coloração varia do verde-amarelado ao laranja, e até ao roxo (BARBOSA, 1998).

As frutas vermelhas encontradas no Brasil são: morango, melancia, cereja, framboesa, amora, açaí, acerola, caqui, romã, ameixa, jabuticaba, uva roxa e maçã.

Palavras relacionadas: coco, caqui, caju, cacau, carambola, cereja, cajá, cupuaçu, cagaita, cambucá, cambuci, castanha-do-pará, castanha.

Pitaia, a fruta cor de rosa vibrante que chama atenção pela aparência.

Uma cidade de 45.536 habitantes, distribuídos em 5.502,329 km², a baiana Xique-Xique se localiza à margem esquerda do Velho Chico e foi assim batizada graças a um cacto muito comum por toda aquela região.

Trata-se de regionalismo de Minas Gerais (Brasil), e é o «mesmo que ganzá», ou seja, «espécie de chocalho formado por um cilindro de metal contendo sementes ou seixos; canzá» ou, como regionalismo do Amazonas, «tambor cilíndrico de tronco escavado; canzá».