Pode Comer tatu galinha?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O IBAMA faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de micróbio transmissor da hanseníase.

A LEI- 5197 /67 tutela a fauna e a sua preservação. O abate de 09 tatus, mesmo considerando-se serem quatro os réus, não pode ser tido como insignificante. 3. A conduta predatória do réu deve ser reprimida, tendo sido a pena aplicada proporcional ao delito cometido.

Hábito de vida: Entardecer/Noturno. Características gerais: Apresenta de 9 cintas móveis em sua carapaça. Alimentam-se principalmente de invertebrados, pequenos vertebrados, tubérculos, frutas e fungos, portanto são considerados onívoros ao invés de insetívoros.

O IBAMA faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de micróbio transmissor da hanseníase.

Espécies de tatu
Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus): Espécie bem comum e caracterizada pelo seu crânio afinado e longas orelhas. Seu peso médio é de 3,6 kg. Tatu-peba (Euphractus sexcinctus): também chamado de tatu-amarelo, pela coloração das suas escamas, ou tatu-de-cemitério, pelo hábito de se alimentar de carcaças.

A banha é utilizada para preparar alimentos e passar em ferida para melhorar e não assentar inseto. Nas primeiras chuvas das águas no final setembro para outubro e no fim das águas no mês de março, os tatus são encontrados com facilidade.

A textura da carne lembra frango, mas o sabor é um pouco mais forte (talvez uma mistura de frango com porco), afinal, é um animal selvagem. Antes de temperar era preciso deixar a carne ferver um pouco na água com folhas de mandioca para tirar o cheiro forte. É um cheiro que lembra sangue.

Na busca pela proteção dos animais silvestres que habitam o cerrado, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) solicita à população que encontrar animais nas rodovias ou mesmo em áreas urbanas, que faça a entrega voluntária ao órgão ambiental.

No Nordeste, também são caçados pela sua carne, considerada uma iguaria. A criação deste animal para abate pode ser autorizada pelo Ibama.

Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.

O javali é a única espécie animal cuja caça controlada é permitida por lei, já que não tem um predador natural, entre outros requisitos”, como comenta a diretora da ANAMMA. Como o PL5544/20 permite o uso de cães nas caçadas, isso também traz à tona a questão do bem-estar desses animais.

Distribuição: Encontrado dos Estados Unidos, ao norte da Argentina e em todo o Brasil.

O nome tatu é de origem tupi e se refere à carapaça nestes animais (ta=duro; tu=espesso). Quanto a essa estrutura, o tatu-galinha, Dasypus novemcinctus, possui carapaça mais convexa que os outros tatus, e nesta há pequenas placas, com nove cintas móveis, localizadas centralmente, no dorso.

Não, decididamente ele não se parece com uma galinha. O motivo desse nome, infelizmente, é por causa do sabor da sua carne. Infelizmente porque a caça indiscriminada pode afetar a existência de espécies.

tatupeba

O tatupeba é um onívoro que se alimenta de carniça (o que permite a ele transmitir o botulismo), pequenos invertebrados, insetos, formigas, frutas (normalmente de bromélias), nozes e tubérculos.