Pode comer taioba crua?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

As folhas e talos podem ser consumidos desde que refogados, pois a taioba não pode ser consumida crua.

Pode comer taioba crua? Existem diferentes maneiras de preparar a taioba, mas é importante sempre cozinhar essa planta e não é indicado comer a taioba crua. Seu preparo é muito parecido com a forma de consumir couve, brócolis, espinafre e outros vegetais.

A taioba pode ser consumida apenas após o seu cozimento. Nenhuma parte da planta deve ser ingerida crua devido à presença de oxalato de cálcio. Métodos tradicionais de cozimento envolvem ferver, assar ou fritar as partes da planta.

Ainda assim, é recomendado cozinhá-la ou refogá-la para eliminar a substância. O preparo da hortaliça não exige técnicas apuradas e é muito rápido: basta picar grosseiramente e jogar em uma frigideira com um pouco de azeite ou óleo e uma pitada de sal. Em poucos minutos sua taioba estará pronta para o consumo.

As folhas e talos podem ser consumidos desde que refogados, pois a taioba não pode ser consumida crua. A taioba é indicada como substituta do espinafre e da couve em uma variedade de pratos, tais como tortas, quiches e sanduíches.

A taioba tem variações: a conhecida como “brava” (Colocasia antiquorum Schott) é tóxica e normalmente pode ser identificada por seus talos e folhas verde-arroxeadas, enquanto a taioba comestível apresenta folhas e talos verde-claros.

A folha de taioba se destaca por ter um alto teor de vitamina A, C e antioxidantes - nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e o funcionamento do corpo. A vitamina A, em especial, também contribui para a saúde da visão, pois protege os olhos contra possíveis problemas na córnea ou na mácula.

Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Depois de descongelados, precisam necessariamente passar por alguma forma de cozimento. Além disso, devem ser descongelados no calor (e não na temperatura ambiente). Agora, tem vegetal que não fica bom depois de congelado, mesmo com todos os cuidados.

A taioba tem tom verde uniforme, tanto nas folhas quanto no pecíolo, e as nervuras das folhas são levemente amareladas; no inhame, o pecíolo é escuro, em tonalidades de roxo intenso, que pode também aparecer nas folhas.

A taioba (Xanthosoma sagittifolium) é totalmente comestível, sem oferecer qualquer risco à saúde humana. Assim como o seu parente, o inhame, podemos aproveitar o tubérculo, as folhas e as hastes da taioba.

A única espécie permitida para o consumo é a taioba-mansa. A taioba-brava é tóxica aos humanos e aos pets, pois possui oxalato de cálcio, substância que causa asfixia por edema de glote. Mesmo a taioba-mansa possui o oxalato, mas em menor quantidade.

Por falar em confusão, a “batata” da taioba também é comestível! Tipo um inhame, tem 85% de amido e pode ser consumido cozido ou em polvilho.

A folha da taioba é parecida com a couve, porém com folhas maiores. Sempre verifique a cor do talo, pois o tipo comestível é inteiramente verde. Quando o talo for roxo, não deve ser aproveitada para o consumo.

Na composição do vegetal encontram-se ainda cálcio, fósforo, ferro, proteínas, e vitaminas B1, B2. Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. O valor energético para cada 100g de talo é de 24 calorias, enquanto que nas folhas, são 31 calorias para as mesmas 100g.

Nesse sentido, a taioba emagrece realmente. Além disso, comer mais da taioba na refeição significa comer menos de alimentos com mais calorias. É por conta de seus nutrientes e a presença de fibras que o consumo da taioba está associado à prevenção do câncer de cólon, doenças inflamatórias intestinais e obesidade.

Sintomatologia: Logo após a ingestão de qualquer parte da planta, ou do simples ato de mastigá-la, surgem intensas manifestações: irritação de mucosa; edema (inchaço) de lábios, língua e palato; com dor em queimação, salivação; dificuldade de engolir; cólicas abdominais; náuseas e vômito.

inhame

Muita gente confunde a taioba com o inhame. Depois da leitura desse guia, você aprenderá a diferenciar as duas. Aliás, você precisa saber, na Ásia, as folhas do inhame são consumidas igual a taioba.

Folhas e rizomas da taioba-roxa (Xanthosoma violaceum)
O rizoma (caule subterrâneo) pode ser cozido e, após descascado, comido frito, assado ou como purê. As folhas bem jovens também são comestíveis, mas devem ser bem cozidas, descartando-se as nervuras mais grossas.

A taioba é uma planta muito versátil, você pode usá-la crua, refogada ou incluir como um ingrediente em diversas receitas. Ela pode ser pode consumida como uma salada, ou refogada e servida como um acompanhamento, pode ser o ingrediente de um suco verde poderoso ou inserida na sopa detox.

A taioba é uma hortaliça rica em nutrientes que ajudam a melhorar o aspecto da pele, a imunidade, a combater problemas cardiovasculares e a prevenir a anemia. Os benefícios da taioba são inúmeros, pois ela é uma grande aliada da saúde.

Apesar de não ter contraindicação, seu consumo na dieta deve ter acompanhamento individualizado para algumas patologias como câncer, problemas renais e síndromes intestinais. Como toda raiz, o inhame é um alimento versátil e pode entrar no preparo de refogados, sopas, caldos, pães, tortas e bolos.