Pode comer sushi com cerveja?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Como você deve ter reparado, para quem não abre mão de uma boa cerveja, a dica é apostar em opções leves, especialmente as produzidas com trigo ou pilsens, para acompanhar os tradicionais pratos de sushis e sashimis, preservando o sabor autêntico do peixe.

Peça bebidas ou aperitivos para o garçom.
Peça um chá verde, uma cerveja, saquê ou até mesmo água, mas evite refrigerantes. O açúcar vai se sobrepor ao sabor do sushi.

Se você perguntar a um enólogo, enófilo ou sommelier que vinho combina com sushi, eles certamente responderão: os brancos, em especial os leves de acidez elevada. Não tem erro harmonizar a culinária japonesa com rótulos Sauvignon Blanc e Pinot Grigio. Os vinhos verdes portugueses também caem muito bem.

Makimono Uramaki Couve Crispy (5 Unid.)

Os mais comumente utilizados são salmão, atum, robalo, pargo, peixe-galo e linguado. Também existem variedades de nigiri cujo arroz é coberto por frutos do mar como camarões, lulas, polvos e berbigões.

Um vinho com uma boa acidez é a combinação perfeita para a harmonização de pratos com peixe cru. Peixes mais leves casam perfeitamente com espumantes e vinhos rose. Os espumantes conseguem refrescar e limpar o paladar, uma combinação de sucesso para pratos à base de peixe cru.

Coma o sushi inteiro. Nunca deixe o arroz e coma só o peixe. “Isso é uma ofensa para qualquer sushiman”, diz Tatsushi. Além disso, para desfrutar de uma experiência melhor na hora de comer, o certo é encostar o peixe na língua, e não o arroz.

Veja algumas dicas para comer de maneira equilibrada no rodízio e aproveitar o melhor do japonês:

  1. Maneire na quantidade de arroz.
  2. Cuidado com o excesso de gorduras saturadas.
  3. Menos shoyu, mais temperos.
  4. De olho no açúcar escondido e no escancarado.
  5. Invista no peixe e nos legumes.
  6. Escolha bem o restaurante.

No estudo, um homem de 32 anos, de Portugal, apresentou uma severa dor de barriga, vômitos e febre. Ao relatar que comeu sushi dias antes, uma endoscopia encontrou o parasita. O verme de arenque também pode causar reações alérgicas, como urticária e até mesmo arritmia cardíaca.

10 peças

A quantidade de sushi que uma pessoa come pode variar muito dependendo de quem se trata, mas atenção: a média para uma única pessoa é entre 8 e 10 peças de sushi por refeição. 8 a 10 peças.

A recomendação médica que sugere evitar sushi durante a gravidez se dá para evitar doenças de parasitas que podem estar presentes em alimentos crus. Veja quais doenças podem ser causadas por estes parasitas: Toxoplasmose.

Quando se trata de um sashimi, o ideal é condicionar as suas escolhas a dois molhos bem tradicionais. Basicamente, você poderá selecionar entre o wasabi (a raiz forte japonesa) e o shoyu (molho de soja). Como acompanhamento perfeito ao seu sashimi, dá para elaborar uma mistura destas duas variedades de molhos.

Uma boa opção nesse caso são os vinhos produzidos com a uva Riesling. Isso porque a comida chinesa geralmente é bastante salgada e frita, o que exige alta acidez, que é característica marcante desse tipo de vinho.

Espumantes: O gás que escapa do espumante contribui a reforçar os aromas delicados do sashimi. Recomendo Champagne “bien sûr”, mas um Vouvray brut bem estruturado é show! Pode ser um branco ou um Crémant rosé da Alsácia, que se sairá melhor ainda, se tiver tendência a forçar no wasabi.