Pode comer salsicha depois de uma cirurgia?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Na lista de alimentos a serem evitados, estão açúcar, refrigerante, embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e carne processada, principalmente a de porco. Comidas ultraprocessadas, como fast food, também se enquadram na lista de alimentos remosos.

Os alimentos remosos são aqueles que possuem ação inflamatória, podendo resultar em algumas consequências para o corpo. Os alimentos remosos são aqueles ricos em gordura, óleos refinados, açúcares e sal, como salsicha, linguiça, biscoitos ou presunto, por exemplo.

Depois de uma cirurgia alguns alimentos devem ser evitados como frituras, alimentos gordurosos, condimentos, embutidos, alimentos enlatados, carne de porco, doces, café, refrigerante, bebidas alcoólicas, pois dificultam a circulação do sangue e atrasam o processo de cicatrização.

Na lista de alimentos a serem evitados, estão açúcar, refrigerante, embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e carne processada, principalmente a de porco.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

A versatilidade da salsicha
É um produto de custo acessível, pode ser utilizada em inúmeras receitas. Pode ser consumida no café da manhã, no lanche, almoço ou no jantar, tamanha a sua versatilidade. Além disso, a salsicha também pode ser consumida cozida, frita ou refogada nos mais diferentes preparos.

A lista inclui: pressão arterial alta, doença no coração, câncer no estômago, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer no intestino.

Limite de consumo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50g de carne processada por dia pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o de colorretal. A quantidade é equivalente a duas fatias de bacon, duas de presunto ou uma salsicha diária.

Desse modo, evite: pizza, bacon, salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete, chocolate, biscoitos, salame, linguiça, salsicha, presunto ou lombo, por exemplo.

Importante saber, que a cirurgia de cesárea, após 72 horas pode comer o que quiser. Não existe nenhuma restrição.

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, têm potencial cicatrizante e anti-inflamatório. Quando se trata de fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações, as frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi, acerola, ameixa e kiwi, funcionam como grandes aliadas.

E sabe o que pode ser um ótimo aliado na cicatrização? O chazinho!
...
4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  1. Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  2. Aloe Vera (Babosa) ...
  3. Carobinha. ...
  4. Arruda.

Parece um conceito difícil ao escutar o termo, mas alimentos remosos são aquelas opções no seu cardápio que atrapalham o processo de cicatrização, sendo ricos em açúcares e sal, gordura, óleo e afins.

Como dissemos, o intervalo de cicatrização varia de pessoa para pessoa. Em geral, a camada mais fina da pele leva de sete a dez dias para fechar. Já a epiderme demora até 28 dias, e a derme — mais profunda das camadas — até seis meses para se regenerar.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.