Pode comer porcaria de vez em quando?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Uma semana só de 'comida porcaria' pode prejudicar o seu cérebro. Apenas uma semana ingerindo 'comida porcaria', isto é, alimentos recheados de açúcar, gordura e sem nutrientes, pode ser suficiente para danificar seu cérebro e afetar sua memória.

Fugir da dieta um dia na semana não é aconselhável para quem deseja emagrecer. É preciso sempre seguir as orientações do médico e do nutricionista para trocar qualquer alimento da dieta. Conquistar hábitos de vida saudáveis e mantê-los é fundamental para garantir uma saúde equilibrada.

Nada de comer “lixo” durante o fim de semana inteiro, porque isso pode colocar a perder todos os resultados da dieta que você se esforçou tanto para manter.

"Sim, a pessoa pode ter um dia para comer o que quiser, mas precisa ter foco e determinação necessários para conseguir voltar à rotina no dia seguinte. O processo tem que ser treinado, porque o começo de uma reeducação alimentar geralmente apresenta vários vícios.

Comer uma ou duas fatias não faz mal, mas comer metade da pizza irá adicionar muitas calorias desnecessárias à sua dieta. Comer uma fatia de pizza de vez em quando não te fará engordar, mas se ela fizer parte da sua rotina, o excesso de calorias ingeridas irá resultar no acúmulo de gordura corporal.

Poréns. Contudo, e como já dito anteriormente, abusar das guloseimas e itens calóricos é tão prejudicial para a sua meta quanto ingerir fast-food o tempo todo. É por isso que a especialista recomenda trocar o dia do lixo por uma ou duas refeições livres durante a semana.

“Para quem quer controlar o peso, dá para estabelecer um limite. São 14 refeições por semana. Se em 20% delas você não se preocupar muito, está ok", disse. "Ou seja, você pode comer um hambúrguer de duas a três vezes por semana.

1000 calorias

No “dia do lixo” também é preciso ter disciplina quanto à alimentação. “No dia do lixo deve ser acrescentado cerca de 500 a 1000 calorias a mais. Lembrando que, se exagerar, pode consumir o triplo disso facilmente”, explica Talitta Maciel.

- As comidas fritas podem fazer parte do cardápio até uma vez por semana e você deve optar por somente um tipo.

Salgadinhos não devem ser consumidos com frequência porque em sua composição há muita gordura, sódio (substância presente no sal de cozinha) e conservantes. Comê-los em excesso pode trazer riscos à saúde.

“Para quem quer controlar o peso, dá para estabelecer um limite. São 14 refeições por semana. Se em 20% delas você não se preocupar muito, está ok", disse.

Para comer de forma saudável, sem engordar e sem passar fome, é importante priorizar o consumo de refeições simples, como assados, grelhados e ensopados. É importante também incluir pelo menos uma porção de verduras e legumes no almoço e no jantar, e pelos menos 3 porções de frutas, distribuídas ao longo do dia.

3 Alimentos Anti-Inflamatórios Para Comer Depois do Dia do Lixo

  1. Quinoa. “Os grãos integrais reduzem a gordura e diminuem centímetros da sua cintura porque são absorvidos na corrente sanguínea a um ritmo lento”, explica Reddy. ...
  2. Salmão. ...
  3. Abacate.

Geralmente, são reservadas uma ou duas refeições mais livres na semana. Assim, no dia, é recomendado realizar as outras refeições seguindo as indicações do especialista, beber bastante água e praticar exercícios físicos como de costume.

Um salgadinho ou um hambúrguer suculento podem fazer você se viciar em alimentos gordurosos, afirmou uma pesquisa da revista Frontiers in Psychology. Segundo o estudo, comer "besteiras" - além de aumentar o peso - tira o apetite de fazer refeições mais saudáveis.

Caminhar depois de uma refeição, diz a sabedoria popular, ajuda na digestão e a limpar a mente. Médicos também concordam que fazer uma caminhada de 15 minutos após uma refeição pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, e assim ajudar a evitar complicações como a diabetes tipo 2.