Pode comer polvo cru?

Perguntado por: uaguiar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru.

Como utilizar
Podemos encontrá-lo como entradas, petiscos e prato principal. O polvo é um ingrediente comum em sushi, bem como sopas de peixe e massas, e ocasionalmente é comido vivo, bem como frito, cozido, assado ou grelhado.

Os camarões, mexilhões, mariscos, lagostas, polvos, deterioram muito fácil. Para o consumo, sem riscos para a saúde, eles podem ser congelados ou mantidos vivos até que estejam prontos para serem cozidos. As ostras é um bom exemplo de alimento servido cru.

Peixes que podem ser consumidos crus
Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru. Comer peixe cru é uma alternativa segura e saudável para o consumo dessa carne tão importante para a sua saúde.

Na Coréia do Sul, polvos vivos são encontrados em muitos cardápios de restaurantes, talvez porque muitos queiram conhecer essa iguaria. No entanto, comer um polvo vivo não é tão fácil, precisa ter coragem para engolir um. Para iniciantes, é necessário alguns minutos para conseguir segurar o polvo.

Polvo Inteiro Cong – R$79,90Kg.

Polvo é um sabor, singularíssimo. Salgadamente marinho, com longínquas e sutis doçuras. É inconfundível na cor, nas ventosas. Porém, antes de tudo, polvo é uma questão de textura, de mordida.

A picada não é dolorosa e os primeiros sintomas são de formigamento na área da boca e leve fraqueza. Todavia, quando mais grave, pode levar à paralisia respiratória. “Embora não haja antídoto disponível para uma picada de polvo-de-anéis-azuis, o veneno tem efeitos de curta duração, geralmente horas.

A coloração enegrecida da tinta se dá por moléculas de melanina (o mesmo pigmento que dá cor à nossa pele, olhos e cabelos, mas em concentrações diferentes da tinta do polvo), que são produzidas por glândulas e armazenadas em um saco no corpo do molusco.

Para amaciar o polvo, cozinhe em água fervente e temperos como louro e tomilho por uma hora em fogo baixo. Depois desligue, tampe a panela e mantenha mais 15 minutos. Retire, escorra bem e deixe esfriar. Panela de pressão e cozimento à vácuo também são boas alternativas.

Eles possuem um cérebro central e oito paralelos, um dentro de cada tentáculo – num conjunto que totaliza 500 milhões de neurônios. É a mesma quantidade de um cachorro. Mas os polvos são capazes de algo que nenhum canino faria: pensar com as pernas.

Se comer um polvo vivo não é uma das suas grandes ambições, apenas evite. Até porque, além de meio indigesto, o prato é perigoso, uma vez que os músculos do animal podem se contorcer dentro de você e provocar uma asfixia.

Criadouros que favorecem a contaminação do camarão
A Consumer Reports testou 284 pacotes de camarão cru congelado e encontrou 60% contaminados com bactérias, incluindo E. coli e vibrio, que podem causar intoxicação alimentar, diarreia, desidratação ou até mesmo a morte.

No caso de carne e peixe crus, duas bactérias se destacam: a Salmonella e a Listeria monocytogenes. A Salmonella está no topo da lista das bactérias causadoras de surtos de doenças alimentares no País. Já sobre a Listeria pouco se sabe, pois o Brasil não contabiliza e nem notifica infecções causadas por ela.

A lula possui um corpo alongado em formato de tubo, enquanto o polvo tem um corpo mais arredondado. Os dois têm oito braços, mas só a lula possui um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo.

Você pode comer salmão congelado cru, mas para isso é crucial ficar atento às instruções. Segundo as orientações da Anvisa, o prato que contenha salmão cru deve passar por um congelamento em uma temperatura de pelo menos -20°C por um período mínimo de sete dias ou -35°C por um período mínimo de 15 horas.

A cabeça do polvo é comestível, porem por sua carne ser mais fina que a do corpo e dos tentáculos, o ídeal é usá-la separadamente numa receita. Além do odor, observe a pele, que não pode estar viscosa.

Polvo é um ótimo alimento para quem faz esportes
Bem, os dois podem até estar juntos em alguns pratos, como a paella, característico da culinária espanhola, mas ainda assim suas propriedades nutricionais são distintas. O polvo, por exemplo, é rico em ômega 3, como ocorre com o peixe e vários outros frutos do mar.

Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole, sem esqueleto interno (ao contrário das lulas) nem externo, como o argonauta. Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta, de mudar a sua cor (camuflagem, através dos cromatóforos), e autotomia de seus braços.

Características do polvo
Entre eles, um tentáculo é utilizado para reprodução, enquanto os outros são para locomoção e alimentação. Ainda, eles são predadores, sendo que suas vítimas são peixes, crustáceos e outros invertebrados.

Se, por exemplo fizer um arroz de polvo ou feijoada de choco, pode reduzir a quantidade para 150 ou 200 gramas em cru.

Continuar lendo É bom comer alho cru?