Pode comer pitaya todos os dias?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Para manter os nutrientes, é aconselhável consumir a fruta em até uma semana. “Ingerir mais de 100 g por dia, muitas vezes, pode provocar um leve desarranjo, o ideal é comer meia pitaya ao dia”, finaliza Rosa.

O iogurte de frutas com pitaya é rica em fibras, antioxidantes e baixa em calorias, podendo ser consumida tanto no café da manhã quanto no lanche.

Pitaya previne doenças
As sementes da fruta também podem ser consumidas à vontade, afinal são ricas em ácidos graxos essenciais, como ômegas 3 e 6 – as chamadas gorduras “do bem”, que auxiliam na prevenção de doenças do coração.

Quando se trata da pitaya, a resposta é sim, é permitido comer todo o fruto, incluindo a casca, sem prejuízos à saúde. Além de ser saudável comer a casca, esta é uma excelente opção de alimento para os vegetarianos e veganos. A única observação sobre este consumo é que o mesmo é indicado em receitas.

Por isso, uma boa dica é pressionar a casca da fruta e verificar se ela está macia demais (ou seja, excessivamente madura) ou muito dura (imatura). Se a casca ceder um pouco, mas ainda assim se manter firme, significa que a fruta está no ponto certo.

câncer

Tanto a polpa quanto a casca da pitaya são ricas em polifenóis, que têm ação antioxidante e contribui no combate dos radicais livres. Além disso, a casca possui um fitoquímico, que exerce a função de impedir o crescimento de células que podem causar o câncer.

O rosa vibrante dessa pitaya vem do licopeno, pigmento fortemente ligado à prevenção de câncer e doenças cardíacas. “Já a de polpa branca contém flavonoides com função antioxidante e anti-inflamatória”, conta a nutricionista. Logo, ambas merecem um cantinho na fruteira.

Rica em fibras, essa fruta tropical tem poder antioxidante, pois ajuda no funcionamento das células, na digestão e na pressão. Além disso, ela também auxilia no combate à anemia, já que também é rica em vitaminas e minerais.

Auxilia na digestão e no emagrecimento
Cada 100 gramas de pitaia contém cerca de 11 gramas de fibras. Essa abundância de fibras ajuda na estabilização do açúcar no sangue e no melhor funcionamento do sistema digestivo, além de causar uma maior sensação de saciedade.

Benefícios da Pitaya para os cabelos A Pitaya é um antioxidante , o seu efeito para os cabelos é mais efetivo para quem faz coloração, ela mantém os folículos capilares abertos que permitem os fios respirarem e… More.

Muitas pessoas relatam que após consumir pitaya, a urina fica com uma coloração avermelhada ou rosada. Esse efeito pode ser causado pela presença de pigmentos na fruta, chamados betalaínas, que são responsáveis pela coloração vermelha ou rosa da polpa.

A pitaia tem o poder de neutralizar as toxinas de metais pesados do nosso organismo, o que ajuda no bom funcionamento do fígado.

Ela faz parte do grupo das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) que são autoimunes e causam um processo inflamatório crônico. Extremamente agressiva, provoca lesão intensa no intestino, levando à desnutrição, além dos sintomas de dor e diarreia.

Auxilia no controle da diabetes. Devido à sua grande quantidade de fibras, a pitaya é boa para diabetes, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar da corrente sanguínea, principalmente após o consumo de alimentos com altos índices de glicose.