Pode comer pipoca depois da cirurgia bariátrica?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica podem comer pipoca assim como quaisquer outros alimentos (lembrando que devem ser evitadas gorduras, frituras, doces refrigerantes e álcool), a única restrição se dá nos primeiro dois meses após a cirurgia, fase em que estamos evoluindo a dieta de líquida para sólida, para uma ...

Alguns alimentos são proibidos na alimentação pós cirurgia, como:

  • Alimentos fritos;
  • Água com gás;
  • Alimentos ricos em açúcares;
  • Refrigerantes;
  • Temperos industrializados;
  • Molhos industrializados.

Quem Fez Cirurgia Bariátrica pode comer pipoca? Você sabia que a pipoca é um dos alimentos mais consumidos no Brasil? Pesquisas mostram que nove a cada dez pessoas amam cheirinho de pipoca e você que fez a cirurgia bariátrica ou está se preparando, pode sim comer pipoca!

A pipoca não interfere negativamente no processo de cicatrização ou recuperação. E nem oferece nenhum risco à saúde. De maneira geral ela não recebe nenhuma contra indicação, a não ser sua versão de microondas.

Pipoca possui glúten: mito
Se você é celíaco ou está fazendo alguma dieta na qual precise evitar glúten pode comer pipoca a vontade, pois produtos com milho em geral não apresentam essa substância. Isso vale, claro, para aquela pipoca que é produzida na panela.

Pipoca tem muita caloria? Se feita sem óleo e sem nenhum complemento, apenas com água, ela certamente terá poucas calorias, podendo consumi-la à vontade. Só não cometa excessos, tá? Até porque, como todo alimento, a ingestão de forma não moderada acarreta em ganho de peso indesejado.

Nutricionistas recomendam que a ingestão de 20g (ou uma xícara e meia) de pipoca por dia é o suficiente para garantir os benefícios oferecidos pelas fibras e vitaminas deste alimento. Lembre-se de que esta porção deve ser com pouco sal, sem açúcar e sem óleo (se possível).

Alimentos sólidos poderão ser consumidos a partir da quarta semana pós-bariátrica (após o 21 dia de pós operatório), porém devem estar bem cozidos e de preferência com textura mole como arroz, macarrão fino, legumes picados, pescada branca, carne macia bem moída, ovo mexido mole e frutas.

Assim como no Bypass, a cicatrização ocorrer em cerca de 4 semanas, sendo necessário seguir uma deita líquida. Como parte do órgão é retirado do organismo, esse procedimento é considerado irreversível.

Em geral, o paciente bariátrico não pode ser liberado para dirigir veículos sem uma avaliação médica. Assim sendo, o paciente só pode voltar a dirigir caso não haja fraqueza ou dores.

Dieta pós-bariátrica: 60 dias
Após 60 dias, o paciente da cirurgia bariátrica já pode comemorar. Esse momento é marcado pela volta dos alimentos sólidos na dieta pós-bariátrica, mas a recuperação total da cirurgia e a estabilização de peso do paciente pode levar até 24 meses.

Entretanto, é preciso evitar aqueles de difícil digestão e fibrosos como, por exemplo, repolho, brócolis, milho e aipo. Com o passar do tempo, o organismo vai desenvolvendo uma maior tolerância a esses alimentos, mas a curto prazo, após a cirurgia, é recomendado evitá-los.

A pipoca pode ser muito saudável e pouco calórica se for preparada em uma panela usando apenas com um fiozinho de azeite, óleo de abacate ou óleo de coco para ajudar a estourar or grãos do milho.

Os alimentos ricos em cálcio que devem ser ingeridos após a cirurgia bariátrica são: o iogurte natural desnatado, os queijos brancos e ricota, pois eles são uma boa fonte de cálcio, têm menos gordura e ajudam você a manter o corpo saudável, leite desnatado, amêndoas, brócolis.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

Pode comer comida com milho sem problemas.

Para ter ideia, todos os alimentos ricos em gorduras trans, como salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados, figuram na lista. “Abastecidos de sódio, eles ainda promovem inchaço, mais um fator que atrapalha a cicatrização”, lembra Garcia Júnior.

A ideia do programa alimentar é simples: manter um cardápio leve e equilibrado (com muitos vegetais, carnes magras e bastante água). Nos pequenos lanches ao longo do dia, a pipoca é liberada para matar a fome.

Alimento que sacia
Segundo o “Nutrition Journal“, alimentos que tem pouca densidade calórica, ou calorias por grama – que é o caso da pipoca – são ótimos lanches em uma dieta já que você pode comer mais sem consumir muitas calorias.