Pode comer pipoca com água?

Perguntado por: anogueira4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Se feita sem óleo e sem nenhum complemento, apenas com água, ela certamente terá poucas calorias, podendo consumi-la à vontade.

A pipoca não engorda.
A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

Em fogo alto e mexendo de vez em quando, espere até as primeiras pipoca estourarem; Em seguida a isso, diminua o fogo e mexendo sempre, retire do fogo quando contar 5 segundos entre um estouro e outro.

Pois é, a pipoca é uma escolha saudável para o lanche da noite e pode melhorar o seu sono por estimular a produção da serotonina, aquele neurotransmissor responsável pela modulação do humor e por uma noite de sono de qualidade.

Um estudo publicado pelo periódico Antioxidants aponta que a pipoca é uma opção frequentemente consumida com adição de gordura e sal, ingredientes que, se ingeridos em excesso, podem afetar negativamente a dieta e a saúde.

Uma das opções mais saudáveis quando se trata de óleo de cozinha, o azeite de oliva não serve apenas para a sua bela salada de folhas, mas também para a sua pipoca.

A pipoca pode ser muito saudável e pouco calórica se for preparada em uma panela usando apenas com um fiozinho de azeite, óleo de abacate ou óleo de coco para ajudar a estourar or grãos do milho.

O óleo é o que ajuda a pipoca a estourar, então, atenção. Faça a escolha do tipo do seu óleo: de girassol, canola, soja, coco, milho e até o azeite e coloque a quantidade suficiente para envolver todos os grãos, é sucesso garantido.

Para você ter uma ideia, 8 xícaras de pipoca estourada tem apenas 248 calorias, a mesma quantidade que 17 batatas fritas!

Malefícios da pipoca
Quanto mais saturada, pior para nossa saúde, pois provocam aumento do colesterol "ruim", o LDL, e a redução do colesterol "bom", HDL", além de aumentar a quantidade de calorias", destaca a nutricionista.

Por fim, apesar de entregar boas doses de carboidratos e fibras, a pipoca é pobre em proteínas, macronutriente que não pode faltar no seu jantar. Por isso, a conclusão é que até dá para trocar a refeição por um saquinho de pipoca natural de vez em quando, mas o ideal mesmo é deixá-lo para os lanches intermediários.

Obs.: O vinagre faz com que a pipoca não grude nos dentes e não fica o gosto.

Comer pipoca de madrugada (para não assaltar a geladeira)
Como ela possui muitas fibras aumentamos o tempo de digestão no estômago levando a uma maior saciedade no indivíduo. Por isso, quando bater aquela fome de madrugada, a pipoca é uma escolha inteligente.

O hábito de comer pipoca no cinema começou na década de 1930, durante a Grande Depressão (período de grave crise econômica que atingiu os Estados Unidos). Os filmes começaram a ganhar som e, à época, eram uma alternativa de diversão barata para a população.

O ideal é não usar óleo para estourar os grãos e nem adicionar manteiga no final do preparo. O modo de preparo é muito simples. Esquente uma panela vazia, sem o milho e nem óleo, de 3 a 5 minutos em fogo alto.