Pode comer pepino japonês cru?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Para se consumir o pepino japonês, basta usar a imaginação, pois ele entra muito bem em saladas cruas, no preparo de conservas, como ingrediente de refogados de legumes, em sopas frias e até mesmo para se fazer uma máscara facial de hidratação.

Pepino japonês (ou aonaga) é mais comprido, fino, sem sementes, sendo também bastante saboroso. Dá pra preparar refogado, frito na airfryer ou usá-lo para como ingrediente de diversos pratos orientais. Pepino caipira é menor, tem coloração verde-clara e listrinhas no seu comprimento.

Tem carboidratos e fibras alimentares, além de também ter propriedades anti-inflamatórias, digestivas e diuréticas. É também refrescante e tem poucas calorias: cada 100 gramas têm apenas 9,5 kcal. É em vitaminas A, complexo B, C e K, além de ser fonte de minerais como magnésio, fósforo, manganês e potássio.

Ele contém um ingrediente chamado cucurbitacina, causa problemas de indigestão.

É recomendável consumi-lo com casca, porque nela encontra-se as substâncias que facilitam a digestão. Escolher os frutos de tamanho médio, firmes e com casca brilhante. Existem cinco tipos de pepinos: japonês, holandês, aodai (comum) e industrializado (conserva).

No controle da pressão arterial o vegetal é bem-vindo, afinal o pepino é rico em potássio eletrólito que diminui a retenção de água induzida pelo sódio ocasionado uma redução da pressão arterial.

Cultivares com acúleos brancos são os preferidos, pois apresentam maior conservação pós-colheita! O pepino tipo japonês se caracteriza por frutos alongados e de coloração verde escura, com a presença de espinhos brancos, sendo colhidos quando os mesmos atingem cerca de 20 a 30 cm de comprimento.

Vegetal com diversos nutrientes, entre eles vitaminas do complexo B, o pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula. Um suquinho para acompanhar as refeições, portanto, significa que você está ingerindo saúde.

Para se consumir o pepino japonês, basta usar a imaginação, pois ele entra muito bem em saladas cruas, no preparo de conservas, como ingrediente de refogados de legumes, em sopas frias e até mesmo para se fazer uma máscara facial de hidratação.

Fonte de antioxidantes
Consumir todos os dias alimentos com antioxidantes, como é o caso do pepino, é importante porque eles bloqueiam parte dos danos que os radicais livres provocam.

Segundo aquele estudo, o pepino pode ajudar na manutenção da saúde dos diabéticos, já que é um alimento que contém um alto teor de fibra, e que desacelera a digestão de hidratos de carbono e de açúcar, o que por sua vez diminui os níveis de açúcar no sangue.

Recomendado consumir em no máximo três dias.

De alta qualidade e palatabilidade, o PEPINO JAPONES é o que apresenta os frutos mais finos e alongados. A casca deve estar lustrosa e brilhante, com cor viva. Se a casca estiver rugosa, o pepino já passou do ponto.

2) Tomates e pepinos
Contudo, misturar tomates e pepinos numa mesma salada é algo muito pouco recomendado pelos especialistas. Pesquisas recentes mostraram que os dois vegetais juntos provocam a formação de alguns sais responsáveis por causar inchaço no corpo. Além disso, a mistura inibe a absorção de vitaminas.