Pode comer peixe quando faz tatu?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Além disso, é muito importante que você evite o consumo de alimentos gordurosos, como carne de porco, frutos do mar, chocolates e bebidas alcoólicas pelo menos uma semana após feita a tatuagem.

Quando se faz uma tatuagem é recomendado evitar, por um período de 2 a 4 semanas, os alimentos ricos em açúcar, como doces, refrigerantes, sorvetes, bolos e biscoitos recheados, porque podem estimular a inflamação no organismo, atrasando e dificultando a cicatrização da tatuagem.

Nos dias seguintes ao se tatuar, é preciso saber o que evitar, pois alguns ingredientes podem provocar inflamações, irritações e dificultar a cicatrização da pele. Assim, os alimentos chamados de “remosos” – ricos em gorduras, óleo, sódio e açúcar – devem ser evitados.

Alimentos que ajudam na Cicatrização da Tattoo:
Alimentos com Vitamina A; C; K; alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes irão acelerar a recuperação na sua pele. Por exemplo: Fontes de Vitamina A: Cenouras, Batatas, Abóbora e Beterraba. Fontes de Vitamina C: Frutas cítricas, Amora, Kiwi e Morango.

Os principais alimentos que devem ser evitados durante 2 a 4 semanas após fazer uma tatuagem são: 1. Embutidos, como salsicha, salame, mortadela, charque, carne seca e presunto; 2.

Peixes (salmão, anchova, sardinha, cavala, atum, bacalhau, arenque), sementes (linhaça e chia), nozes e castanha. É benéfica porque desinflama, reduz o LDL (“colesterol ruim”) e aumenta o HDL (“colesterol bom”).

Peixe reimosos são os peixes que não possuem escamas. São chamados de peixes de couro. Os peixes que possuem escamas Não são reimosos. Segundo o dicionário Caldas Aulete, remoso ou reimoso “é tudo o que faz mal à saúde”.

Camarão e outros frutos do mar
O camarão é outro alimento do qual é melhor ficar bem longe durante o processo de cicatrização. Algumas pessoas podem desenvolver alergia a camarão mesmo já tendo consumido o crustáceo em outras ocasiões. A alergia pode empolar a tatuagem e até mesmo causar deformações na pele.

Com exceção aos alimentos gordurosos, você está liberado a comer tudo. Mas, se deseja otimizar o seu processo de cicatrização e ter uma tatuagem sequinha o quanto antes, precisa apostar em nutrientes ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios.

Geralmente, nesta fase ainda existe uma camada de pele morta sobre a tatuagem e isso faz com que o desenho perca um pouco de seu cor, mas assim que sua tatuagem estiver totalmente cicatrizada você notará o resultado final de todas as cores.

Caso você tenha tatuagem inflamada, preste atenção nestes sintomas para saber se é alergia:

  1. Vermelhidão e inchaço;
  2. Coceira;
  3. Pequenas saliências e bolhas;
  4. Manchas escamosas;
  5. Caroços profundos;
  6. Crostas ou flocos de pele;
  7. Um fluido aquoso saindo da região da tatuagem inflamada.

O segredo está no QUENTE x FRIO! Para acelerar o processo de cicatrização da sua tattoo você só precisa de água quente, em temperatura suportável ao toque, (não vai se queimar, né), água fria na temperatura “baixa febre” e mais um pouquinho daquela sua coragem que encarou as agulhas.

Não há comprovação científica de que o consumo de ovos dificulte o processo de cicatrização do organismo. Porém, é um alimento que conta com um percentual significativo de gordura e, como mencionado, os altos níveis de gordura no corpo podem ser prejudiciais para quem acabou de fazer uma tatuagem.

O ovo está entre os alimentos "proibidos" durante o processo de cicatrização da tatuagem, entretanto, seu consumo com moderação (até 1 por dia) não deve causar grandes problemas se a pessoa evitar os outros alimentos com alto teor de gordura.

Não coçar, não arrancar as casquinhas que surgem durante a cicatrização e evitar a exposição ao sol (aplicar filtro solar sempre que necessário). As tintas de tatuagens podem ser tóxicas para a pele? Sim. Algumas tintas podem conter traços de metais nocivos para a saúde, tais como o cobalto e o mercúrio.

A carne de porco, camarão, chocolates e alimentos gordurosos aumentam a chance de inflamação. Como a tatuagem é uma lesão, ela tem que cicatrizar, e inflamações prejudicam a cicatrização. Muitas pessoas não têm problemas com esses alimentos, mas, na dúvida, mantenha uma alimentação balanceada e evite por quinze dias.

Uma alimentação balanceada com alto valor nutricional pode ajudar no processo de cicatrização, como: Proteínas: carnes magras, ovos, leite, lentilha, feijão. Alimentos ricos em vitamina C: laranja, mexerica, limão, acerola, brócolis.

Os alimentos que melhor se encaixam nesta fase são os Carboidratos, Proteínas e Vitaminas (Arroz, Tapioca, Pão, Cereais Integrais, Massa, Farinha de Aveia, Brócolis, Feijão, Aveia, Amendoim, Quinoa e as Vitaminas).