Pode comer pra trás no jogo de dama?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

6- As peças não podem “comer” para trás, com exceção da DAMA que pode andar quantas casas quiser, na diagonal e comer para trás.

Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. peças (Lei da Maioria). Entretanto se tiver a opção de captura de somente uma pedra ou uma dama, deve-se captura a dama.

As Damas podem se mover tantas casas vazias quanto quiserem para a frente, para trás ou para os lados. A captura feita por uma Dama é igual à das peças normais, excepto por poder saltar por uma linha de casas vazias até alcançar a peça capturada.

Nunca podem capturar para trás. Se houver uma peça imediatamente em frente ao peão, ele não pode se mover ou capturar aquela peça.

Dicas dos jogadores Damas
dê margem de erro ao adversário! Jogue com muita concentração, pois basta um erro e tudo pode perder-se. Damas não é um esporte coletivo e sim individual, e sua concentração pode fazer a diferença. Nunca faça armadilhas, jogue suas peças nas casas fortes, isto é, no centro do tabuleiro.

Trilha ou Moinho ou Firo é um tradicional e antigo jogo de tabuleiro, que frequentemente é incluído por fabricantes brasileiros de jogos de tabuleiro como parte de coletâneas ([1]). Tipicamente acompanha jogos como Damas, Gamão, Ludo e Xadrez.

Marion Franklin Tinsley (Ironton, Ohio, 3 de Fevereiro de 1927 – Humble, Texas, 3 de Abril de 1995) foi um matemático americano e um exímio jogador de damas, sendo considerado o melhor jogador da história deste jogo de tabuleiro.

O OBJETIVO DO JOGO É REMOVER AS PEÇAS INIMIGAS ATÉ QUE RESTEM DUAS. UM JOGADOR CONSEGUE REMOVER UMA PEÇA DE SEU OPONENTE CADA VEZ QUE FORMAR UMA LINHA (HORIZONTAL OU VERTICAL) COM 3 PEÇAS SUAS ALINHADAS. ESTE ALINHAMENTO DE 3 PEÇAS É CHAMADO DE TRILHA.

O peão capturará no mesmo lance o maior número possível de peças. c) Dama sem captura - a dama move-se em diagonal, percorrendo as casas vagas que quiser, para diante ou para trás, não tomando no seu percurso qualquer peça de cor contrária e não podendo mudar dessa diagonal.

De acordo com a Revista Super Interessante, O JOGO DE DAMAS tem esse nome por que, na Idade Média, era um passatempo quase exclusivamente feminino.

Nas fases de meio-jogo e final, torna-se extremamente útil, pois é empregada com facilidade em táticas como o garfo e o espeto. A Dama movimenta-se em linhas retas pelas fileiras, colunas e diagonais no tabuleiro. Não pode pular suas próprias peças ou as adversárias e captura tomando a casa ocupada pela adversária.

Ao atingir a oitava linha transforma-se em qualquer outra peça, excluindo o rei, movimento chamado de coroação ou promoção; o peão será substituído imediatamente por outra peça: cavalo, bispo, torre ou dama (rainha) e deverá ser removido do tabuleiro, quando promovido, ele não pode ser removido novamente do jogo na ...

O reiEditar
O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal.

MOVIMENTO DA DAMA:
A movimentação da dama é a combinação da torre e do bispo, isto é, ela pode ser movida em qualquer direção (horizontal, vertical ou diagonal) quantas casas desejar desde que não hajam peças bloqueando.

A legenda da foto é ainda mais lacradora. Olha só: "Não é a toa que a peça mais forte do jogo é a Dama", escreveu. "Que mulher linda", "a mais gata do planeta", "essa frase é verdade" e "uma deusa" foram alguns dos comentários dos seguidores no Instagram.

Com o jogo de damas adaptado você conseguirá desenvolver várias habilidades como: pensamento lógico, planejamento, concentração e atenção, imaginação, criatividade, paciência e autocontrole.

Quais são as cartas do baralho? As cartas de baralho tradicional são numeradas de 2 a 10. O restante é figurado em ás (A, que equivale a um), valete (J, correspondente ao número 11), dama (Q, vale 12), rei (K, vale 13) e o coringa, ou joker, que garante benefícios a quem fica com ela.

Se um jogador consegue levar uma de suas pedras até o final do tabuleiro, o peão é promovido à dama ou rainha (duas pedras da mesma cor, uma em cima da outra). A dama ou rainha move-se também na diagonal mas pode andar para frente ou para trás.

Resposta: Não existe sopro. A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.